Resumo (PT)
O uso da tecnologia na educação tornou-se uma ferramenta essencial para os processos de gestão educacional, bem como para a busca pela melhoria da qualidade de ensino. O presente trabalho partiu de análises qualitativas e quantitativas de avaliações institucionais de desempenho, realizadas por professores responsáveis por desenvolver atividades extracurriculares, em espaços formais de educação, no contraturno escolar. A partir dos dados disponíveis na plataforma on-line de avaliação e gestão educacional, definiram-se alguns indicadores de desempenho que, analisados ao longo de todo o ano letivo, apontaram para uma melhoria significativa de participação, desempenho e desenvolvimento dos alunos, especialmente em características como criatividade, reflexão crítica, disposição em resolver problemas, respeito às diferenças individuais, atitude e desempenho. Os dados analisados corroboram o referencial teórico no que diz respeito à importância e à necessidade da educação
socioambiental na formação básica do cidadão, de modo a despertar nele o senso crítico, tornando-o socialmente ativo e capaz de intervir em sua comunidade, propondo soluções para alguns dos problemas encontrados