EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO
Documento
Informações
Título
EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO
Title
SOCIOENVIRONMENTAL EDUCATION IN SPACES OF FORMAL EDUCATION
Autor(es)
Tiago Davi Vieira Soares de Aquino
Palavras-chave
Meio ambiente. Sociedade. Cidadania. Educação socioambiental. Pedagogia.
Resumo
O uso da tecnologia na educação tornou-se uma ferramenta essencial para os processos de gestão educacional, bem como para a busca pela melhoria da qualidade de ensino. O presente trabalho partiu de análises qualitativas e quantitativas de avaliações institucionais de desempenho, realizadas por professores responsáveis por desenvolver atividades extracurriculares, em espaços formais de educação, no contraturno escolar. A partir dos dados disponíveis na plataforma on-line de avaliação e gestão educacional, definiram-se alguns indicadores de desempenho que, analisados ao longo de todo o ano letivo, apontaram para uma melhoria significativa de participação, desempenho e desenvolvimento dos alunos, especialmente em características como criatividade, reflexão crítica, disposição em resolver problemas, respeito às diferenças individuais, atitude e desempenho. Os dados analisados corroboram o referencial teórico no que diz respeito à importância e à necessidade da educação
socioambiental na formação básica do cidadão, de modo a despertar nele o senso crítico, tornando-o socialmente ativo e capaz de intervir em sua comunidade, propondo soluções para alguns dos problemas encontrados
Resumo (EN)
The use of technology in education has become an essential tool for the educational management processes, as well as in the pursuit for the improvement of teaching quality. The present study was based on qualitative and quantitative analysis of institutional performance evaluations carried out by teachers responsible for developing extracurricular activities in formal educational spaces, for the double shift schools. Based on the data available on the online platform for evaluation and educational management, some performance indicators were defined, which, analyzed throughout the school year, pointed to
a significant improvement in the participation, performance and development of the attending students, especially in characteristics such as creativity, critical reflection, willingness to solve problems, respect for individual differences, attitude and performance. The analyzed data corroborate with the theoretical reference regarding the importance and necessity of socioenvironmental education in the basic training of the citizens, in order to arouse the critical sense, making them socially active and able to intervene in their community, proposing solutions to some of the problems encountered.
Edição
5ª edição Janeiro/Junho de 2018
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto