EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTAMOS PREPARADOS PARA UMA PEDAGOGIA MULTILETRADA?
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Título
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTAMOS PREPARADOS PARA UMA PEDAGOGIA MULTILETRADA?
Title
DISTANCE EDUCATION: ARE WE READY FOR A MULTILITERATE PEDAGOGY?
Autor(es)
Solange Maria Sanches Gervai
Palavras-chave
Multiletramento. Diversidade. Globalização. Interação. Educação.
Resumo
Vários pesquisadores, como Rojo
(2012), Lemke (2010), Luke (2006), Signorini e
Cavalcanti (2010) e Kress (2006), discutem os
desafios da multiplicidade cultural que se apresenta
no mundo contemporâneo. Por isso, admitem
a necessidade de uma escolaridade que
busque multiletramentos, que envolva a diversidade
cultural das populações e a multiplicidade
semiótica dos textos. Assim, este estudo preocupa-
se em discutir se a Educação a Distância
pode contribuir para o desenvolvimento de “letramentos
mais amplos”. Com o avanço das tecnologias,
sempre observamos transformações
sociais, culturais e científicas que normalmente
exigem que ações pedagógicas sejam revistas.
Nesse sentido, preocupo-me como educadora
e pesquisadora sobre o que estamos fazendo
de diferente na esfera da Educação a Distância.
Com essa preocupação em mente, comecei a
analisar, para uma reflexão inicial, o curso Teachers’
Links – PUCSP/COGEAE, totalmente a
distância, em plataforma virtual (Moodle), do
qual sou professora e designer há vários anos. O
curso visa ao aperfeiçoamento de professores de
inglês, com foco em reflexão crítica do professor
sobre ensino e aprendizagem de línguas. Utilizo,
para análise dos dados desta pesquisa, as categorias
de multiletramentos, propostas por Rojo
(2012), a saber: promoção de interação; diversidade
de mídias, linguagens e culturas; e quebra
de relações de poder. A análise apontou que o
curso contribui para o desenvolvimento de multiletramentos,
apesar de não ter sido desenhado
com essa preocupação, e aponta para a necessidade
de reanálise do material didático utilizado
no curso, para o desenvolvimento de “letramentos
mais amplos.”
Resumo (EN)
Several researchers, such as Rojo
(2012), Lemke (2010), Luke (2006), Signorini &
Cavalcanti (2010) and Kress (2006), discuss the
challenges of cultural diversity that is present in
the contemporary world. They admit the need for
an education that seeks multiliteracies, involving
the cultural diversity of populations and semiotic
multiplicity of texts.
This study is concerned with discussing whether
distance education can contribute to the the
development of “broader literacies”. With the
advancement of technology, we observe social,
cultural and scientific changes that normally require
pedagogical actions to be reviewed. So as
an educator and researcher, I worry about what
we are doing differently in the distance education
sphere.
Taking this into account, I began to analyze,
for an initial reflection, the course Teachers’ Links
- PUCSP / COGEAE, totally in virtual platform
(Moodle), of which I have been a teacher and designer for 8 years. The course aims at the improvement
of English teachers, focusing on critical reflection
on teacher education.
I use for data analysis of this research categories
of multiliteracies proposed by Rojo (2012),
namely: promotion of interaction; diversity of
media, languages and cultures; and the breaking
of power relations.
The analysis pointed out that the course contributes
to the development of multiliteracies,
despite not having been designed with this concern,
and points to the need for re-examination
of the teaching material used in the course to develop
“broader literacies.”
Edição
2ª edição - Junho de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto