Este estudo de caso objetivou discutir
as crenças dos aprendizes da língua inglesa
acerca da comunidade de aprendizagem online
Busuu. Investigou-se como a autonomia e a
aprendizagem colaborativa permeiam a aprendizagem
de línguas, com base nos conceitos de
crenças cunhados por Barcelos (2007), Barcelos e
Abrahão (2006), Dewey (1933) e Riley (1996). Os
resultados mostram que, embora, os alunos percebam
as vantagens de estudar em um ambiente
virtual, eles ainda consideram muito importante
a presença de um professor e da sala de aula de
Língua Inglesa. Por isso, é necessário proporcionar
momentos de reflexão para gerar uma ressignificação
que leve a mudanças de atitude, para a
formação de um aluno autônomo e colaborativo.
This case study aims to discuss the
beliefs of English language learners regarding the
Busuu online learning community. We investigated
how the autonomy and collaborative learning affect
language learning based on the concepts of beliefs
coined by Barcelos (2007), Barcelos and Abrahão
(2006), Dewey (1933), and Riley (1996). The results
show that although the students realize the advantages
of studying in a virtual environment, they still
consider the presence of a teacher and the English
Language classroom very important. Therefore, it is
necessary to provide moments of reflection to create
a reinterpretation that leads to attitude changes,
towards an autonomous and collaborative learning
mindset.