CONTANDO HISTÓRIAS NA EaD: AS NARRATIVAS DE VIDA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Documento
Informações
Título
CONTANDO HISTÓRIAS NA EaD: AS NARRATIVAS DE VIDA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Title
TELLING STORIES IN DISTANCE EDUCATION: LIFE NARRATIVES AND THE NEW TECHNOLOGIES
Autor(es)
Cielo G. Festino | Roseli Gimenes
Palavras-chave
Narrativas de vida. Novas tecnologias. Educação a distância.
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o projeto “Encontros Interculturais na EaD: Narrativas de Vida dos Diferentes Brasis”, desenvolvido no Curso de Letras/EaD da Universidade Paulista, que teve como propósito levar os alunos a contar
suas próprias narrativas de vida. Esse estilo de autobiografia é profundamente amplo e democrático, pois considera narrativas de cidadãos que, historicamente, têm sido ignorados, como não tendo valor pelo gênero autobiografia, voltado, principalmente, para vida de personagens destacadas da comunidade; ao mesmo tempo considera narrativas pensando nas diversas tecnologias
e suportes. Para melhor entender o desenvolvimento do projeto, este artigo traz uma discussão sobre o conceito de narrativa, as narrativas nos novos suportes tecnológicos, “narrativas digitais”, e as narrativas de vida. Finalmente, apresenta parte dos resultados do projeto por meio da ilustração de algumas das atividades propostas.
Resumo (EN)
The aim of this article is to present the project “Intercultural Encounters in Distance Education: Life Narratives from the Different Brasis” developed by the Portuguese, English and Spanish Graduate Course, Distance Education modality, at Universidade Paulista. Its main objective is to lead students to tell their life narratives. This autobiographical style is broader and more democratic than autobiography since it considers the experience of common people rather than the lives of outstanding members of the community. Likewise, life narratives consider narratives in the different media. To better understand the
development of this project, this article brings a discussion of the concept of narrative, narratives in the new media, like digital narratives, and life narratives. Finally, the article includes the results of the project through the presentation of some of the activities proposed to the students.
Edição
4ª edição Janeiro/Junho de 2016
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto