CONSTRUINDO PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRÍTICA NO ENSINO PELO MOODLE
Documento
Informações
Título
CONSTRUINDO PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRÍTICA NO ENSINO PELO MOODLE
Autor(es)
Nara Hiroko Takaki
Palavras-chave
Moodle. Construção de sentido. Atitude crítica. Autocrítica. Educação.
Resumo
O perfil do cidadão que a sociedade digital deseja
e necessita é aquele que se compromete com suas
iniciativas e participações de forma crítica, criativa,
colaborativa e transformativa. Esse cenário digital,
cultural, político e educacional requer dos profissionais
o desenvolvimento da atitude crítica e autocrítica
(FREIRE, 2005; MENEZES DE SOUZA,
2011; MONTE MÓR, 2013) nas práticas sociais
dos cidadãos-aprendizes. Assim sendo, as pesquisas
de letramentos críticos em EaD ganham destaque.
Este artigo objetiva apresentar um rol de perspectivas
diferentes sobre o que é ser crítico. Ele é fruto
de uma pesquisa sobre letramentos pluralizados
(KALANTZIS; COPE, 2012; GEE, 2004;
LANKSHEAR; KNOBEL, 2013, 2007, 2006, 2003,
dentre outros) com uso de metodologia qualitativa,
interpretativa e exploratória. Concepções de crítica
constituem o principal aporte teórico de referência
que embasa este artigo. A discussão traz como exemplificação
tarefas produzidas por aprendizes de curso
de Letras, na disciplina Prática de Ensino V, na modalidade
semipresencial pelo ambiente Moodle. Os
resultados da pesquisa indicam a necessidade de ser
digitalmente fluente com várias outras habilidades;
entretanto, a capacidade crítica permeia todas as outras.
Concluímos que a pesquisa buscou contemplar
e reforçar que as críticas são contextualizadas, assim
como as formas de atuar no meio digital são inseridas
em condições sócio-historicamente situadas.
Resumo (EN)
The citizens´ profile that digital society desires
and needs is someone who gets committed
to his/her initiative and participation in critical,
creative, collaborative and transformative ways.
This digital, cultural, political and educational
scenario requires professionals to develop critical
and self-critical attitude (FREIRE, 2005;
MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR,
2013) in the citizens-learners´ social practices.
This way, research in critical literacies in distant
learning is highlighted. This paper aims
at presenting a range of perspectives about
what being critical is. It is the result of a research
in pluralized literacies (COPE, KALANTZIS,
2012; GEE, 2004; LANKSHEAR, KNOBEL,
2013, 2007, 2006, 2003, among others),
whose methodology is qualitative, interpretive
and exploratory. Conceptions of critique constitute
the main theoretical basis of this paper.
The discussion in question provides examples
of tasks produced by learners through the
Moodle. The research outcome points to the
need to be digitally fluent with a variety of abilities.
However, the ability to be critical permeates
all the other skills. To conclude, this research
sought to include and reinforce that critique
is contextualized and, similarly, ways to act
in the digital medium are social-historically
situated.
Edição
1ª edição - Setembro de 2014
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto