Partindo da discussão sobre as definições
de multiletramentos, hipertexto e suas relações
na construção de novos saberes, pretendemos
neste artigo analisar os impactos dessas relações
nas práticas de ensino em ambientes virtuais de
aprendizagem. Pautados sob uma perspectiva sócio-
histórico-cultural, pretendemos examinar em
que medida as possibilidades das ferramentas virtuais
podem servir de base, juntamente com as noções
de multiletramentos e hipertextos, para tornar
o ensino em AVA mais significativo, respondendo
a uma necessidade de criação de novos paradigmas
no ensino virtual e híbrido.
Parting from the discussion regarding
the meaning of multiliteracies and hypertext
as well as how they relate to building new knowledge,
this article aims to analyze the impacts of
such relations on teaching-learning practices in
virtual learning contexts. Based on a social-historical-
cultural approach, this text intends to look
into the proportions in which virtual tools may
serve as base together with the concept of multiliteracies
and hypertexts. Thus, it will be possible
to make VLE (AVA) more meaningful and to
correspond to the current need of creating new
paradigms in both virtual and hybrid teaching-
-learning fields.