A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS TUTORES
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Título
A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS TUTORES
Title
TEACHING IN THE DISTANCE EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF THE TUTORS
Autor(es)
Maria Cristina Ataide Lobato
Palavras-chave
Educação a distância. Docência em Curso Superior. Tutoria. Mediação. Prática pedagógica.
Resumo
Este trabalho é o resultado preliminar
da pesquisa “Linguagem e construção colaborativa
em Educação a Distância”, desenvolvida na
Universidade Federal do Pará (UFPA). Parte-se da
hipótese de que a tutoria em Educação a Distância
(EaD), no Ensino Superior, é uma atividade pedagógica
para a qual exigem-se habilidades e competências
específicas para o resultado favorável
de uma proposta nessa área. Assim, o estudo foi
motivado pela demanda de conhecimento sobre as
variáveis da atividade tutorial no contexto da Educação
a Distância, e uma das formas de mapeá-las
é possibilitar que os próprios tutores as caracterizem.
A investigação partiu de um questionário
aplicado a tutores do curso de Licenciatura em Letras
a distância, da UFPA. A pesquisa tem como
objetivo contribuir para o debate sobre a tutoria
em EaD, com o propósito de levantar os requisitos
e as necessidades profissionais para a docência
nessa modalidade, a partir da perspectiva dos tutores,
contribuindo dessa forma para a melhoria do
curso. Neste trabalho, dialogo com autores como
Vygotsky (1934/2007; 1934/2008); Salmon (2002);
Garrison e Anderson (2003); Moran (2003); Moore
e Kearsley (2007); Masetto (2009); Coll, Monereo
et al. (2010); Morgado (2003); Mill (2014), entre
outros. Concluo que é importante aprofundar o
conhecimento sobre o desempenho dos tutores em
cursos superiores na modalidade a distância, em
face dos desafios dessa modalidade de ensino e de
uma sociedade em constante mudança.
Resumo (EN)
This work is the preliminary result
of the study “Language and collaborative construction
in distance education”, developed at the
Federal University of Pará (UFPA). It starts with
the hypothesis that tutoring in distance education
(DE) is an educational activity for which demand
is specific skills and expertise to the favorable
outcome of a proposal in this area. The investigation
was motivated by the required knowledge
about the variables of the tutorial activity in the
context of distance education. A way to map such
variables is to enable tutors characterize them.
The investigation started with the application of
a questionnaire to the tutors of the Portuguese
distance course of UFPA. The research aims to
contribute to the debate on tutoring in distance
education, in order to raise the requirements
and professional needs for teaching in this modality,
from the perspective of the tutors, thus
contributing to the improvement of the course.
Theoretically underlie this paper the works of authors
such as Vygotsky (1934/2007; 1934/2008);
Salmon (2002); Garrison and Anderson (2003);
Moran (2003); Moore and Kearsley (2007); Masetto
(2009); Coll Monereo et al. (2010); Morgado
(2003); Mill (2014), among others. In conclusion,
it is important to deepen knowledge about the performance of tutors in distance higher education,
in the face of the challenges of this type of
education and an ever-changing society.
Edição
2ª edição - Junho de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto