Resumo (PT)
Comunidades virtuais de aprendizagem
têm assumido papel importante nas capacitações
on-line do Governo do Estado de São
Paulo, Brasil, permitindo não apenas o suporte ao
processo de construção de conhecimento e do trabalho
colaborativo, mas, sobretudo, a identificação
de seus talentos. Esse resultado foi verificado no
curso de Licitação Sustentável, mediado por computador
e via internet, destinado aos servidores
públicos do estado de São Paulo e oferecido em
2009 para 2.400 funcionários. A capacitação possibilitou
identificar 44 servidores conhecedores
do conteúdo programático do curso, os quais, ao
longo das participações na comunidade, passaram
a ser mediadores colaboradores (talentos), atuando
espontaneamente na comunidade, em parceria
com os mediadores técnicos e pedagógicos, e tendo
a corresponsabilidade na consolidação da rede
de colaboração. Após a capacitação, alguns desses
servidores passaram a trabalhar mais estreitamente
com o governo, auxiliando no processo de implantação
de outras redes de colaboração on-line.
Esses talentos sempre existiram, porém estavam
incógnitos e, possivelmente, ignorados. A criação
da comunidade virtual de aprendizagem pode ser
a grande oportunidade para uma instituição governamental
resgatar o potencial intelectual e humano
de seus servidores, valorizando a capacidade
de pensar, de interagir, de criar, de construir e de se
relacionar que eles detêm.