A COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO MEIO PARA CAPACITAR E IDENTIFICAR TALENTOS: UMA EXPERIÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
Documento
Informações
Título
A COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO MEIO PARA CAPACITAR E IDENTIFICAR TALENTOS: UMA EXPERIÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
Title
THE VIRTUAL LEARNING COMMUNITY AS A WAY TO EMPOWER AND IDENTIFY TALENT: AN EXPERIENCE OF THE STATE OF SÃO PAULO GOVERNMENT, BRAZIL
Autor(es)
José Armando Valente | Suzanete Zahed-Coelho | Tania Tavares Silva
Palavras-chave
Administração eletrônica. Aprendizagem contínua e colaborativa. Comunidade virtual de aprendizagem. Identificação de talentos. Redes de colaboração.
Resumo
Comunidades virtuais de aprendizagem
têm assumido papel importante nas capacitações
on-line do Governo do Estado de São
Paulo, Brasil, permitindo não apenas o suporte ao
processo de construção de conhecimento e do trabalho
colaborativo, mas, sobretudo, a identificação
de seus talentos. Esse resultado foi verificado no
curso de Licitação Sustentável, mediado por computador
e via internet, destinado aos servidores
públicos do estado de São Paulo e oferecido em
2009 para 2.400 funcionários. A capacitação possibilitou
identificar 44 servidores conhecedores
do conteúdo programático do curso, os quais, ao
longo das participações na comunidade, passaram
a ser mediadores colaboradores (talentos), atuando
espontaneamente na comunidade, em parceria
com os mediadores técnicos e pedagógicos, e tendo
a corresponsabilidade na consolidação da rede
de colaboração. Após a capacitação, alguns desses
servidores passaram a trabalhar mais estreitamente
com o governo, auxiliando no processo de implantação
de outras redes de colaboração on-line.
Esses talentos sempre existiram, porém estavam
incógnitos e, possivelmente, ignorados. A criação
da comunidade virtual de aprendizagem pode ser
a grande oportunidade para uma instituição governamental
resgatar o potencial intelectual e humano
de seus servidores, valorizando a capacidade
de pensar, de interagir, de criar, de construir e de se
relacionar que eles detêm.
Resumo (EN)
Virtual learning communities have
assumed an important role in on-line professional
training of the Sao Paulo State Government, Brazil,
allowing not only support for knowledge building
the processes and collaborative work, but also the
identification of their talents. This result was found
in the internet and computer-mediated course Sustainable
Procurement, designed for the public servants
of the State of Sao Paulo and offered in 2009 to 2,400
of those servants. The training enabled the identification
of 44 knowledgeable of the syllabus public servants
of the course who, through their participation
in the community, have become mediator-collaborators
(talents), acting spontaneously in the community,
in partnership with the technical and pedagogical
mediators, and having the co-responsibility to
consolidate the network of collaboration. At the end
of the training, some of these public servants started
working more closely with the government, assisting
in the implementation process of other on-line collaboration
networks. These talents have always existed,
but they were incognito and possibly ignored. The
creation of virtual learning community can be a great
opportunity for a governmental institution to rescue
the human and intellectual potential of its employees,
enhancing their ability to think, interact, create, build
and relate to.
Edição
2ª edição - Junho de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto