Vivências de adolescentes no programa “preparação para o mundo do trabalho” – aspectos socioafetivos, profissionais e de gênero: contribuições winnicottianas
Documento
Informações
Título
Vivências de adolescentes no programa “preparação para o mundo do trabalho” – aspectos socioafetivos, profissionais e de gênero: contribuições winnicottianas
Autor(es)
Ricardo Felipe Teodoro Garcia
Orientador(es)
Selma Aparecida Geraldo Benzoni.
Data de Defesa
18/12/2024
Resumo
Esta pesquisa teve como referencial teórico Winnicott, que realizou estudos a respeito do desenvolvimento maturacional do indivíduo, incluindo a adolescência, fase em que ocorre uma transição rumo à independência relativa e a escolhas autônomas, compreendendo a continuidade do ser. A teoria winnicottiana afina-se ao objetivo do presente trabalho, que é conhecer e analisar as mudanças sociais, emocionais e profissionais ocorridas no adolescente ao participar do programa “Preparação para o mundo do trabalho”, assim como examinar a diferença entre os gêneros masculino e feminino dos participantes. A pesquisa teve cunho qualitativo de estudo de caso com escuta psicanalítica de uma turma de alunos do referido curso, cujos critérios de inclusão foram: frequentar o ensino regular, ter entre 14 e 17 anos e estar em situação de risco e vulnerabilidade. O programa é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) como curso de qualificação profissional e tem o propósito de ampliar conhecimentos para que os adolescentes atuem no mundo do trabalho, possibilitando sua evolução pessoal e profissional. A turma estudada foi composta por 19 alunos concluintes do programa, sendo 14 do gênero feminino e 5 do gênero masculino. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, presencialmente e via Google Forms, bem como desenho-estória-temático (DET). A análise dos dados foi realizada qualitativamente conforme as categorias: a) vulnerabilidades sociais; b) atravessamento de gênero; c) a escola como ambiente facilitador e o espaço potencial; e d) o lugar do professor no desenvolvimento rumo à autonomia. Na primeira categoria, discutiu-se que fatores como escolaridade dos pais e tipo de emprego não os restringiu em apoiar os filhos para a realização do curso, ampliando a possibilidade de empregabilidade futura para os adolescentes. Na segunda categoria, observou-se que o número de adolescentes mulheres era três vezes maior do que o de homens, mostrando o quanto elas têm buscado maior aprimoramento profissional; no entanto, não foi verificada mudança na percepção dos adolescentes quanto a essa temática. Na terceira categoria, notou-se que o ambiente do curso favoreceu o desenvolvimento dos alunos rumo à autonomia, proporcionando uma atmosfera acolhedora e suficientemente boa na qual o aluno pudesse perceber suas potencialidades e desenvolvê-las. Na quarta categoria, ao se analisar o papel do mediador, observa-se o oferecimento de afeto e limites, possibilitando que o alunado tenha protagonismo e esperança em si para enfrentar as adversidades rumo à autonomia. A pesquisa contribuiu para compreender como o programa “Preparação para o mundo do trabalho” transpassa o adolescente no desenvolvimento de habilidades e competências e qual a importância do ambiente e do outro para a construção da autonomia. Destaca-se a lacuna quanto à compreensão de gênero no mundo do trabalho, já que se mapeou as diferenças e as peculiaridades na inserção institucional. Assim, foi desenvolvido um produto técnico/tecnológico (baralho) utilizado com os adolescentes, a fim de refletir situações cotidianas relacionadas a esse assunto, ampliando suas possibilidades de atuação e fortalecendo seus espaços de vivência nessa temática e seu desenvolvimento integral.
Resumo (EN)
This research was based on Winnicott's theoretical framework, who conducted studies on the maturational development of the individual, including adolescence, a phase in which a transition towards relative independence and autonomous choices occurs, encompassing the continuity of being. Winnicott's theory aligns with the objective of this work, which is to understand and analyze the social, emotional, and professional changes that occur in adolescents participating in the "Preparation for the World of Work" program, as well as to examine the differences between male and female participants. The research had a qualitative case study approach with psychoanalytic listening to a group of students from the mentioned course, whose inclusion criteria were: attending regular education, being between 14 and 17 years old, and being in a situation of risk and vulnerability. The program is offered by the National Service for Commercial Learning (Senac) as a professional qualification course and aims to expand knowledge so that adolescents can act in the world of work, enabling their personal and professional development. The studied group consisted of 19 students who completed the program, 14 of whom were female and 5 male. For data collection, semi-structured interviews were used, both in person and via Google Forms, as well as thematic story-drawing (DET). Data analysis was carried out qualitatively according to the categories: a) social vulnerabilities; b) gender crossing; c) the school as a facilitating environment and potential space; and d) the teacher's role in the development towards autonomy. In the first category, it was discussed that factors such as parents' education and type of employment did not restrict them from supporting their children in taking the course, increasing the possibility of future employability for the adolescents. In the second category, it was observed that the number of female adolescents was three times higher than that of males, showing how much they have sought greater professional improvement; however, no change was observed in the adolescents' perception of this theme. In the third category, it was noted that the course environment favored the students' development towards autonomy, providing a welcoming and sufficiently good atmosphere in which the student could perceive and develop their potential. In the fourth category, when analyzing the mediator's role, it was observed that offering affection and limits enabled the students to have protagonism and hope in themselves to face adversities towards autonomy. The research contributed to understanding how the "Preparation for the World of Work" program impacts adolescents in developing skills and competencies and the importance of the environment and others in building autonomy. The gap in understanding gender in the world of work is highlighted, as differences and peculiarities in institutional insertion were mapped. Thus, a technical/technological product (deck of cards) was developed to be used with adolescents to reflect on everyday situations related to this subject, expanding their possibilities of action and strengthening their living spaces in this theme and their integral development.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Winnicott. Adolescência. Gênero. Competências. Trabalho
Publicado em
GARCIA, R. F. T.; BENZONI, S. A. G. (Orientadora) Vivências de adolescentes no programa “preparação para o mundo do trabalho” – aspectos socioafetivos, profissionais e de gênero: contribuições winnicottianas. 2024. Dissertação (Mestrado em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, Ribeirão Preto, 2024.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto