Indisciplina infantil: uma proposta de intervenção em uma instituição educacional de atendimento complementar
Documento
Informações
Título
Indisciplina infantil: uma proposta de intervenção em uma instituição educacional de atendimento complementar
Título (EN)
Child indiscipline: a proposal for intervention in a complementary educational institution
Autor(es)
Elis Pires Arantes Bócoli
Orientador(es)
Caroline Francisca Eltink
Data de Defesa
20/12/2024
Resumo
A presença da indisciplina em instituições educacionais infantis não é uma queixa recente, e continua sendo um desafio. Há diversos conceitos e explicações para as causas da indisciplina. Esta pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, objetivou explorar as percepções de educadores, gestores e familiares sobre uma intervenção em um grupo de crianças, entre 5 e 7 anos, de uma instituição educacional de atendimento complementar que apresentavam comportamentos de indisciplina na percepção das educadores e por elas indicadas para participar da intervenção grupal. Participaram deste estudo sete crianças encaminhadas pelas educadoras com problemas de indisciplina e seus responsáveis, três educadoras e duas gestoras da instituição. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: a) entrevistas e rodas de conversas com os pais/responsáveis e com os profissionais que trabalham com as crianças; b) aplicação da Escala de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) – versão para pais e versão para filhos; c) grupo de atividades com as crianças; d) observação participante; e e) diário de campo. Os dados qualitativos foram investigados por meio da análise de conteúdo e os dados quantitativos foram utilizados complementarmente, analisados por meio de estatística descritiva. Foram elaboradas três categorias de análise: 1) conceito de indisciplina; 2) relação família-instituição; e 3) percepções sobre os efeitos da intervenção. Os resultados apontam que existem diversos conceitos sobre indisciplina, contudo, em geral, os participantes a descrevem como envolvendo quebra de regras e combinados, não ouvir as orientações, reagir com agressividade ou contato físico violento. Por meio da EQIF, foi possível identificar que, dos 11 respondentes, 10 apresentaram pontuações de risco em relação à dificuldade de comunicação e diálogo, aproximando-os do modelo de parentalidade do estilo autoritário. Os participantes consideram importante a boa relação família-instituição. Quanto à intervenção proposta, os dados apontam que a metodologia da roda de conversa, pautada na construção democrática e participativa das crianças na elaboração de regras e combinados, apresentou mudanças positivas nos comportamentos das crianças, inclusive nas queixas de indisciplina, com aperfeiçoamento da capacidade de autorregulação, estabelecimento de diálogo e resolução de conflitos de maneira autônoma. Foram observados momentos de ressignificação acerca dos comportamentos, melhorias na qualidade do diálogo, mais respeito aos turnos de fala e manifestações de atitudes cooperativas. O desenvolvimento deste estudo piloto permitirá a aplicação futura desta proposta interventiva em outras instituições educacionais que atendam parcelas da população com características e queixas semelhantes.
Resumo (EN)
The presence of indiscipline in early childhood educational institutions is not a recent issue and remains a challenge. Various concepts and explanations exist regarding the causes of indiscipline. This qualitative and exploratory research aimed to explore the perceptions of educators, managers, and families about an intervention with a group of children aged 5 to 7 years from a complementary educational institution. These children were identified by educators as exhibiting indiscipline behaviors and were referred to participate in the group intervention. The study involved seven children referred by educators due to indiscipline issues, their guardians, three educators, and two institutional managers. The following data collection instruments were employed: a) interviews and discussion groups with parents/guardians and professionals working with the children; b) the application of the Family Interaction Quality Scale (EQIF) – versions for parents and children; c) activity groups with the children; d) participant observation; and e) field diaries. Qualitative data were analyzed using content analysis, while quantitative data were complementarily examined through descriptive statistics. Three categories of analysis emerged: 1) Concepts of indiscipline; 2) Family-institution relationships; and 3) Perceptions of the intervention’s effects. The results reveal a variety of perspectives on indiscipline. However, participants generally described it as involving rule-breaking, failure to follow instructions, aggressive reactions, or violent physical contact. The EQIF results indicated that 10 out of 11 respondents scored within the risk range for difficulties in communication and dialogue, aligning closely with authoritarian parenting styles. Participants emphasized the importance of a positive relationship between family and institution. Regarding the proposed intervention, the findings suggest that the discussion group methodology – centered on children’s democratic and participatory involvement in creating rules and agreements – fostered positive behavioral changes. These included reduced indiscipline complaints, improving self-regulation and capacity for dialogue, and independent conflict resolution. Moments of behavior re-signification were observed, as well as improvements in dialogue quality, greater respect for speaking turns, and increased cooperative attitudes. The development of this pilot study supports the future implementation of this intervention approach in other complementary educational institutions serving populations with similar characteristics and concerns.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Desenvolvimento infantil; Parentalidade; Indisciplina; Contraturno escolar; Interação familiar.
Publicado em
BÓCOLI, P. A.; ELTINK, C. F. (Orientadora) Indisciplina infantil: uma proposta de intervenção em uma instituição educacional de atendimento complementar. 2024. Dissertação (Mestrado em Prática Institucional em Saúde Mental) - Universidade Paulista, Ribeirão Preto, 2024.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto