Grupo operativo com adolescentes: interfaces entre escola e unidade básica de saúde
Documento
Informações
Título
Grupo operativo com adolescentes: interfaces entre escola e unidade básica de saúde
Título (EN)
Operative group with adolescents: interfaces between school and primary health care unit
Autor(es)
Vanessa Adriene de Sales
Orientador(es)
Isabel Cristina Carniel
Data de Defesa
21/06/2024
Resumo
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) configuram-se como uma das portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), que é considerado uma das maiores conquistas Brasileiras até o momento. Dentre os profissionais que constituem a UBS, encontra-se o psicólogo, que realiza atendimentos individuais, grupais, visitas domiciliares, atendimentos em outras instituições, dentre outros. Atualmente, é possível afirmar que existe um alto número de encaminhamentos de crianças e adolescentes com sintomas ansiosos e depressivos para a UBS, no entanto, quando chamados para o acompanhamento psicológico, eles não aderem às propostas disponíveis. Em contrapartida, após acolhimentos realizados pela autora deste estudo em uma Escola Estadual no interior do estado de Minas Gerais, notou-se que os adolescentes participaram dos atendimentos de maneira expressiva. Com isso, o objetivo da pesquisa qualitativa exploratória e de campo em questão é compreender, após a realização de alguns grupos operativos em psicoterapia com adolescentes, se a experiência de ter um espaço no interior de uma Escola Estadual para falar sobre as questões que permeiam a existência foi significativa. A pesquisa só foi iniciada após a aprovação do comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paulista de Ribeirão Preto e após a assinatura do Termo de Assentimento pelos adolescentes e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos responsáveis. Os dois grupos com os adolescentes foram realizados na própria escola, em um local reservado, podendo contar com no máximo 10 alunos por grupo, estando estes livres para saírem quando quiserem, compreendendo que se trata de um grupo aberto. A metodologia utilizada para a coleta de dados se apoiou na psicologia social argentina, inserindo-se no campo das propostas qualitativas. Para este estudo foram realizados 4 encontros grupais com a tarefa em psicoterapia e 1 último encontro em grupo com a tarefa avaliativa. Para a avaliação, foi utilizada uma entrevista não diretiva que contou com uma questão norteadora: “Como foi para vocês ter esse espaço na escola para falar sobre suas questões?”. Posteriormente, foi realizada a análise temática dos dados propostas por Minayo (1999), que possibilitou o encontro de alguns temas para discussão. Os temas foram subdivididos em três grandes grupos, sendo: grupo operativo avaliativo com o ensino fundamental, grupo operativo avaliativo com o ensino médio, e os limites e alcances da experiência de grupo, este último constituído por temas em comum de ambos os grupos, fundamental e médio. Após a análise e interpretação do material, observou-se a relevância do trabalho, pois os adolescentes demonstraram interesse em participar dos grupos, compartilharam suas experiências e vivências. Ademais, o trabalho possibilitou a identificação de alguns limites, como a não autorização dos responsáveis e questões que envolvem aspectos políticos. Nota-se a contribuição da pesquisa para adolescentes, instituição escolar e sociedade em si, contribuindo para um conhecimento mais abrangente na área da adolescência.
Resumo (EN)
The Basic Health Units (UBS) represent one of the primary avenues through which individuals gain access to the Unified Health System (SUS), which has been hailed as one of Brazil's most significant achievements to date. Among the professionals comprising the UBS is the psychologist, who provides a range of services, including individual and group counseling, home visits, care in other institutions, and more. Currently, there is a high number of referrals of children and adolescents with anxious and depressive symptoms to the UBS. However, when they are called in for psychological care, they do not adhere to the proposals available. In contrast, after the author of this study visited a state school in the interior of the state of Minas Gerais, it was noted that the adolescents participated in the appointments in a significant way. In light of the aforementioned considerations, the objective of the qualitative exploratory and field research in question is to ascertain the significance of the experience of having a space within a state school to discuss issues that pervade existence following the implementation of operative groups in psychotherapy with adolescents. The research commenced only after the approval of the Research Ethics Committee of the Universidade Paulista de Ribeirão Preto, after the adolescents had signed the Informed Consent Form and the guardians had signed the Informed Consent Form. The two groups with the adolescents were held in the school itself, in a reserved place, with a maximum of 10 students per group. The students were free to leave whenever they wanted, understanding that it was an open group. The methodology used to collect the data was based on Argentine social psychology and falls within the field of qualitative proposals. For this study, there were four group meetings with the psychotherapy task and one final group meeting with the evaluation task. For the evaluation, a non-directive interview was employed, with the guiding question being, "What was it like for you to have this space at school to talk about your issues?" Subsequently, the thematic analysis of the data proposed by Minayo (1999) was carried out, which made it possible to identify several themes for discussion. The themes were subdivided into three broad categories: an evaluative and operative group with elementary school students, an evaluative and operative group with secondary school students, and the limits and scope of the group experience. The latter category encompasses common themes from both the primary and secondary groups. Upon analysis and interpretation of the material, the relevance of the work was observed, as the adolescents demonstrated interest in participating in the groups and sharing their experiences. Additionally, the work identified limitations, such as the non-authorization of guardians and issues involving political aspects. The research contributed to adolescents, the school institution, and society, providing a more comprehensive understanding of the area of adolescence.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Unidade Básica de Saúde, Adolescentes, Grupo, Escola, Fenomenologia.
Publicado em
SALES, V. A., CARNIEL, I. C. (Orientadora). Grupo operativo com adolescentes: interfaces entre escola e unidade básica de saúde. 2023. Dissertação (Mestrado em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, Ribeirão Preto, 2023.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto