Estudo sobre a evasão em curso técnico em administração: uma proposta de intervenção grupal com foco em escolhas profissionais
Anexos
Informações
Título
Estudo sobre a evasão em curso técnico em administração: uma proposta de intervenção grupal com foco em escolhas profissionais
Autor(es)
Eleise Gálter Andreoli Lotito
Orientador(es)
Caroline Francisca Eltink
Data de Defesa
18/12/2023
Resumo
A evasão escolar é um problema existente no Brasil e internacionalmente. Entende-se evasão como o desligamento do aluno de uma instituição na qual estava matriculado. Os objetivos gerais do estudo foram compreender os fatores que levaram alunos a se matricular no curso técnico em administração, e elaborar um programa de intervenção grupal para alunos matriculados em um curso técnico em administração, focando-se na escolha profissional dos participantes e na permanência ou não no curso. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório, desenvolvido com 10 ex-alunos evadidos dos mesmos cursos e com um grupo de 11 alunos matriculados. Os dados obtidos por meio dos formulários e da análise dos encontros com o grupo de alunos permitiu construir 6 categorias de análise, 4 referentes aos alunos, as quais abordam as temáticas da escolha profissional, das expectativas de futuro profissional e à percepção do processo interventivo, e duas referentes aos dados obtidos por meio dos formulários enviados aos ex-alunos, abordando as temáticas: motivos das escolhas profissionais, perspectivas de futuro e motivos da evasão. A maioria dos alunos ingressou nos cursos buscando qualificação profissional para, futuramente, ingressar em cursos de nível superior (53%). A necessidade de trabalhar foi a principal causa de evasão (34%), sendo este um fator externo à instituição e que não pode ser controlado por ela. Entretanto, a falta de identificação com o curso também emergiu como causa da evasão, sendo este um fator interno à instituição, e que pode ser manejado. A intervenção grupal com os alunos matriculados mostrou-se eficaz, sendo que os participantes a avaliaram positivamente, destacando seu impacto no autoconhecimento e na reflexão sobre suas escolhas profissionais. Os resultados indicam que intervenções semelhantes podem ser aplicadas em outros cursos, com o objetivo de contribuir com a redução da emergência de fatores internos à instituição causadores da evasão, possibilitando o sucesso escolar dos alunos e sua qualificação profissional. Novos estudos precisam ser desenvolvidos aplicando-se a intervenção grupal desenvolvida neste estudo, objetivando-se confirmar ou refutar os resultados obtidos nesta pesquisa.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
evasão escolar. adulto jovem. processos grupais. educação profissionalizante.
Publicado em
LOTITO, E. G. A.; ELTINK, C. F. (Orientadora). Estudo Sobre a Evasão em Curso Técnico em Administração: Uma Proposta de Intervenção Grupal com Foco em Escolhas Profissionais. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde Mental nos diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Saúde Mental nos contexto institucional
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto