Estresse de professores de uma escola pública de Roraima: uma intervenção cognitivo-construtivista
Documento
Informações
Título
Estresse de professores de uma escola pública de Roraima: uma intervenção cognitivo-construtivista
Título (EN)
Stress of teachers at a public school in Roraima: a cognitive-constructivist intervention
Autor(es)
Jean Carlos Rodrigues Brustolin
Orientador(es)
Paulo Eduardo Benzoni
Data de Defesa
17/12/2027
Resumo
A profissão de professor é reconhecida como uma das mais exigentes e desafiadoras, pois envolve lidar com pessoas em diferentes fases do desenvolvimento e com necessidades e perfis diversos. Além disso, os professores são frequentemente submetidos a uma grande carga de trabalho, que inclui planejamento de aulas, correção de trabalhos, acompanhamento dos alunos e participação em reuniões e atividades extracurriculares. Notou-se que esses fatores podem aumentar significativamente o estresse e o desgaste emocional desses profissionais. Assim, objetivou-se diagnosticar, analisar e intervir sobre o estresse de professores em uma escola pública de Roraima. Participaram deste projeto 11 adultos, todos professores da mesma escola pública do referido estado. Em uma primeira fase, foi realizado o diagnóstico da percepção de estresse por meio do Inventário de Percepção de Estresse e de Estressores de Benzoni (IPEEB). Em seguida, a partir de uma adaptação do Programa IRIS – Identificar, Ressignificar, Instrumentalizar e Superar – para grupos, fundamentado na abordagem cognitivo-construtivista, foi realizada a intervenção que compreendeu oito encontros, cada um deles baseado em um eixo temático. No intervalo entre o 7º e 8º encontro do programa, foi aplicado novamente o IPEEB como pós-teste. A intervenção, por ter sido realizada em grupo, permitiu aos participantes explorarem suas experiências e desenvolverem estratégias para enfrentar o estresse de maneira colaborativa. As atividades, que incluíram a estruturação de narrativas pessoais, a análise das esferas da vida cotidiana e o uso de metáforas simbólicas, mostraram-se eficientes para promover a reflexão e o gerenciamento do estresse. Observou-se que houve uma construção coletiva de significados e a interação espontânea se mostrou facilitadora da expressão das preocupações individuais e da elaboração de estratégias comuns. Os resultados se mostraram satisfatórios, pois todo o processo de intervenção permitiu aos professores revisitarem suas fontes de estresse e refletirem sobre suas estratégias de coping, permitindo uma ressignificação do estresse e dos estressores, conforme evidenciado pela reestruturação das narrativas pessoais dos participantes. Sugere-se que novos estudos, utilizando o modelo adaptado do Programa IRIS, sejam realizados junto a outros grupos ocupacionais, de modo a verificar suas adaptabilidade e funcionalidade em outros contextos profissionais, sociais e culturais.
Resumo (EN)
The teaching profession is recognized as one of the most demanding and challenging, as it involves dealing with people at different stages of development and with diverse needs and profiles. In addition, teachers are often subjected to a heavy workload, which includes planning lessons, correcting papers, monitoring students, and participating in meetings and extracurricular activities. It was noted that these factors can significantly increase the stress and emotional exhaustion of these professionals. Thus, the objective was to diagnose, analyze, and intervene in the stress of teachers at a public school in Roraima. Eleven adults participated in this project, all teachers from the same public school in the aforementioned state. In the first phase, the diagnosis of stress perception was carried out using the Benzoni Stress and Stressor Perception Inventory (IPEEB). Then, based on an adaptation of the IRIS program – Identify, Reframe, Instrumentalize, and Overcome – for groups, based on the cognitive-constructivist approach, the intervention was carried out, which comprised eight meetings, each based on a thematic axis. During the interval between the seventh and eighth meetings of the program, the IPEEB was administered again as a post-test. Since the intervention was carried out in groups, it allowed participants to explore their experiences and develop strategies to cope with stress in a collaborative manner. The activities, which included structuring personal narratives, analyzing the spheres of daily life, and using symbolic metaphors, proved to be efficient in promoting reflection and stress management. It was observed that there was a collective construction of meanings, and spontaneous interaction proved to facilitate the expression of individual concerns and the development of common strategies. The results were satisfactory, since the entire intervention process allowed teachers to revisit their sources of stress and reflect on their coping strategies, allowing a redefinition of stress and stressors, as evidenced by the restructuring of their personal narratives. It is suggested that new studies using the adapted model of the IRIS program be carried out with other occupational groups in order to verify its adaptability and functionality in other professional, social, and cultural contexts.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Estresse; Saúde Mental; Professores.
Publicado em
BRUSTOLIN, J. C. R.; BENZONI, P. E. (Orientador) Estresse de professores de uma escola pública de Roraima: uma intervenção cognitivo-construtivista. 2024. Dissertação (Mestrado em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, Ribeirão Preto, 2024.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto