Desenvolvimento e Análise de um Aplicativo Baseado na Psicologia Cognitivo-Comportamental para Gerenciamento e Controle do Estresse
Documento
Informações
Título
Desenvolvimento e Análise de um Aplicativo Baseado na Psicologia Cognitivo-Comportamental para Gerenciamento e Controle do Estresse
Título (EN)
Development and Analysis of an Cognitive Behavioral Psicology aplication on Stress Management
Autor(es)
Carlos Henrique Honda Takeda
Orientador(es)
Paulo Eduardo Benzoni
Data de Defesa
18/12/2024
Resumo
O estresse é um fenômeno complexo que consiste em uma resposta neuropsicofisiológica, natural do organismo, que tem por objetivo a autopreservação, em face de situações de perigo potencial ou real. Constituindo-se em uma das mais intensas preocupações na saúde pública, o estresse é o resultado de um processo de avaliação cognitiva dos estressores e que envolve processos de percepção social nessa avaliação. Assim, atuando de forma psicoeducativa sobre a percepção social do indivíduo, é possível gerenciar a manifestação do estresse. O objetivo deste trabalho foi de desenvolver e analisar um aplicativo baseado na Psicologia Cognitivo-Comportamental e na psicoeducação, voltado ao treinamento em gerenciamento do estresse. Numa primeira fase, o aplicativo foi desenvolvido em parceria com uma equipe de acadêmicos em ciências da computação e seu conteúdo adveio de entrevistas sobre estresse e estressores que estavam no banco de dados do grupo de pesquisas ao qual o autor estava vinculado. Foram criadas 24 situações estressantes, divididas de forma temática em oito fatores. Para cada situação foram criadas oito formas possíveis de coping como possibilidade de resposta. Numa segunda fase, o aplicativo foi testado junto a um grupo de 54 estudantes de graduação do curso de Psicologia. De modo a identificar os efeitos do aplicativo, foi utilizada a metodologia de teste – pós-teste com o Inventário de Estresse e Estressores de Benzoni (IPEEB) antes e depois de 40 dias dos participantes terem passado pelo aplicativo. Dos participantes que responderam ao pós-teste, foram selecionados os cinco com os níveis de percepção de estresse mais altos e, com esses, foram realizados estudos de caso para verificar os efeitos da experiência. Finalmente, numa terceira fase, foram realizadas três entrevistas com os participantes dos estudos de casos que se propuseram a participar da mesma. Essas entrevistas foram realizadas de modo remoto, gravadas, transcritas literalmente e analisadas qualitativamente objetivando avaliar o aplicativo StressPlay em si. Os resultados sugeriram que o aplicativo StressPlay proporcionou um aumento no repertório de coping dos participantes, um aumento na autorreflexão e autopercepção de si mesmos e, também serviu como ação psicoeducativa em relação ao estresse junto aos 5 participantes dos casos estudados. Em relação ao desenvolvimento do aplicativo em si, a tarefa se mostrou complexa por conta da lacuna entre as diferentes áreas do conhecimento (Psicologia e Ciências da Computação), demandando maior interação entre as áreas. O trabalho como um todo apresentou resultados promissores quanto ao desenvolvimento e utilização de aplicativos para o gerenciamento e controle do estresse.
Resumo (EN)
Stress is a complex phenomenon that consists of a natural neuropsychophysiological response of the body, aimed at self-preservation in the face of potential or real danger. As one of the biggest concerns in public health, stress is the result of a process of cognitive appraisal of stressors and involves processes of social perception in it’s assessment. Thus, by acting in a psychoeducational way on the individual's social perception, it is possible to manage the manifestation of stress. The aim of this study was to develop and analyze an application based on cognitive behavioral psychology and psychoeducation, aimed at stress management training. In it’s first phase, the app was developed in partnership with a team of computer science academics and its content was developed from interviews about stress and stressors that were in the database of the research group to which the author was linked. Twenty-four stressful situations were created, thematically divided into eight factors. For each situation, eight possible forms of coping were created as possible responses. In a second phase, the app was tested on a group of 54 undergraduate psychology students. In order to identify the effects of the app, a test-post-test methodology was used with the Benzoni Inventory of Stress and Stressors (IPEEB) before and 40 days after the participants had used the application. Of the participants who responded to the post-test, the five with the highest levels of perceived stress were selected and case studies were carried out with them to verify the effects of the experience. Finally, in a third phase, three interviews were carried out with the participants who were willing to take part in the case studies. These interviews were conducted remotely, recorded, transcribed verbatim and analyzed qualitatively in order to evaluate the StressPlay app itself. The results suggested that the StressPlay app provided an increase in the participants coping repertoire, an increase in self-reflection and self-perception, and also served as a psychoeducational intervention in relation to stress for the five participants in the cases studied. With regard to the development of the application itself, the task proved to be complex due to the gap between the different areas of knowledge (Psychology and Computer Science), requiring greater interaction between the areas. The work as a whole showed promising results in terms of the development and use of applications for stress management and control
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Estresse; Saúde Mental; Tecnologia da Informação | Estresse; Saúde Mental; Tecnologia da Informação
Publicado em
TAKEDA, C. H. H.; BENZONI, P. E. (Orientador) Desenvolvimento e Análise de um Aplicativo Baseado na Psicologia Cognitivo-Comportamental para Gerenciamento e Controle do Estresse. 2024. Dissertação (Mestrado em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, Ribeirão Preto, 2024.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto