Contribuição da neuropsicologia para elaboração de um programa especializado em TEA – capacitando professores.
Documento
Informações
Título
Contribuição da neuropsicologia para elaboração de um programa especializado em TEA – capacitando professores.
Título (EN)
Contribution of neuropsychology to the development of a specialized program in ASD – training teachers.
Autor(es)
Josiane Andrade Yamane
Orientador(es)
Angela Cristina Pontes Fernandes
Data de Defesa
18/12/2024
Resumo
O TEA é uma subcategoria dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, caracterizada pela presença de déficits persistentes na comunicação e na interação social, e padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. A medida em que a inclusão escolar é direito de todos, o PEI, cumpre o papel de planejar, desenvolver e avaliar ações educacionais específicas para este público, ofertando as mesmas oportunidades de aprendizagem que os demais estudantes, considerando as particularidades de neurodesenvolvimento e comportamento destas crianças, e com relação as dificuldades vivenciadas pelos professores na elaboração do PEI. Este estudo tem por objetivo elaborar um programa de capacitação para professores, à luz dos conhecimentos da neuropsicologia, voltado para o desenvolvimento do PEI de alunos com o diagnóstico de TEA. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. A técnica utilizada para coleta foi a entrevista semiestruturada com professores, que atuam com crianças autistas, acompanhadas por uma Clínica Multidisciplinar, do interior de São Paulo, no período de abril a agosto de 2023. A partir dos dados levantados, orientou-se a posterior elaboração e aplicação de um projeto piloto de capacitação aplicado em sete professoras. Foram levantadas informações pré e pós capacitação. Os resultados indicaram que os docentes apresentam dificuldade em exercer sua função de maneira efetiva por não apresentar uma base teórica relacionada a pratica. Com esta pesquisa foi elaborado um programa de capacitação para professores, à luz dos conhecimentos da neuropsicologia, como ferramenta de apoio para a elaboração do PEI de crianças com TEA, de modo a contribuir no manejo e inclusão destas crianças em sala de aula, contribuindo para sua aprendizagem e socialização no ambiente escolar. Considera-se que a capacitação proporcionará aos docentes maior respaldo teórico à sua atuação prática, a partir dos conhecimentos de neurodesenvolvimento, cognição e comportamento nos quadros de TEA.
Resumo (EN)
ASD is a subcategory of Neurodevelopmental Disorders, characterized by the presence of persistent deficits in communication and social interaction, and restricted and repetitive patterns of behaviors, interests, and activities. As school inclusion is a right for all, the PEI fulfills the role of planning, developing, and evaluating specific educational actions for this audience, offering the same learning opportunities as other students, considering the particularities of neurodevelopment and behavior of these children, and in relation to the difficulties experienced by teachers in developing the PEI. This study aims to develop a training program for teachers, in light of the knowledge of neuropsychology, aimed at developing the PEI of students diagnosed with ASD. This is a field research with a qualitative approach. The technique used for data collection was a semi-structured interview with teachers who work with autistic children, monitored by a Multidisciplinary Clinic in the interior of São Paulo, from April to August 2023. Based on the data collected, the subsequent development and implementation of a pilot training project applied to seven teachers was guided. Information was collected before and after the training. The results indicated that teachers have difficulty performing their role effectively because they do not have a theoretical basis related to practice. With this research, a training program for teachers was developed, in light of knowledge of neuropsychology, as a support tool for the development of the PEI for children with ASD, in order to contribute to the management and inclusion of these children in the classroom, contributing to their learning and socialization in the school environment. It is considered that the training will provide teachers with greater theoretical support for their practical work, based on knowledge of neurodevelopment, cognition, and behavior in ASD cases.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista; Neuropsicologia; Planos Educacionais Individualizados.
Publicado em
YAMANE, J. A.; FERNANDES, A. C. P. (Orientadora). Contribuição da Neuropsicologia para Elaboração de Um Programa Especializado em TEA – Capacitando Professores. 2024. Dissertação (Mestrado em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, Ribeirão Preto, 2024.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto