Acompanhamento terapêutico em grupo: um estudo sobre reabilitação psicossocial e reinserção social no tratamento especializado de usuários de álcool e outras drogas.
Anexos
Informações
Título
Acompanhamento terapêutico em grupo: um estudo sobre reabilitação psicossocial e reinserção social no tratamento especializado de usuários de álcool e outras drogas.
Autor(es)
Taís Elene Junqueira Neme
Orientador(es)
Isabel Cristina Carniel
Data de Defesa
22/12/2023
Resumo
Dentre as diversas estratégias de atendimento a usuários de álcool e outras drogas utilizadas em todo o mundo, uma prática amplamente disseminada, mas subutilizada no Brasil, é o Acompanhamento Terapêutico em Grupo (ATG). Este estudo teve como objetivo aplicar e analisar a prática do Acompanhamento Terapêutico, considerando-o como um fator diferencial na melhoria da reabilitação e reinserção de usuários de álcool e outras drogas, analisando um grupo que passou por um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS ad), que atende pessoas com essa problemática, o qual faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde). Para compor a amostra de indivíduos a serem acompanhados, foi formado um grupo com 8 usuários que apresentavam demandas semelhantes relacionadas ao processo de ressocialização. Durante quatro meses, foram realizadas visitas a locais de lazer na cidade, centros comerciais, culturais, escolas, centros profissionais e outros locais, de acordo com o interesse, desejo e disponibilidade do grupo, totalizando 10 encontros semanais. O projeto foi inicialmente apresentado à equipe de trabalho do CAPS ad, que avaliou o Projeto Terapêutico Singular (PTS) de cada usuário e forneceu indicações para a participação dos usuários no grupo. Foram indicadas pessoas que demonstravam necessidade de apoio na reabilitação e reinserção social e que estavam em condições físicas e emocionais para participarem. Com o objetivo de tornar a abordagem do ATG acessível a outras pessoas, a equipe foi treinada, orientada e supervisionada pela autora deste estudo e por sua orientadora. Isso garantiu a participação de um membro da equipe do CAPS ad e uma estagiária de psicologia para auxiliá-los nas atividades. O transporte dos usuários foi providenciado pela instituição envolvida. Após quatro meses de encontros, foi realizada uma atividade de encerramento, seguindo o modelo de Grupo Operativo, com a tarefa de avaliação do ATG pelos usuários acompanhados. Durante esse último encontro, os usuários expressaram suas opiniões, satisfações e preocupações em relação à experiência vivida. Os dados coletados nesse Grupo Operativo foram submetidos à análise de conteúdo temática para compreender qualitativamente os significados atribuídos ao ATG pelos usuários. Como complemento aos dados coletados, foram feitos registros em um Diário de Campo, integrando aspectos relevantes de cada encontro com a avaliação final realizada pelos usuários no Grupo Operativo.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Acompanhamento Terapêutico; Grupos; CAPS ad; Tratamento; Usuários de drogas.
Publicado em
NEME, T. E. J.; CARNIEL, I. C. (Orientadora) Acompanhamento Terapêutico em Grupo: um estudo sobre reabilitação psicossocial e reinserção social no tratamento especializado de usuários de álcool e outras drogas. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto em diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Saúde Mental nos contextos institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto