Ação de comunicação organizacional para promoção da saúde mental estruturada por meio de uma campanha de endomarketing
Documento
Informações
Título
Ação de comunicação organizacional para promoção da saúde mental estruturada por meio de uma campanha de endomarketing
Título (EN)
Organizational communication action for promote mental health structured through an endomarketing campaign.
Autor(es)
Cristiano Sanches Alves
Orientador(es)
Paulo Eduardo Benzoni
Data de Defesa
17/06/2024
Resumo
A relação indivíduo-trabalho, sobretudo relacionada com a cultura organizacional, tem sido fonte de grande preocupação. Dessas considerações, entendeu-se que se fez necessário a compreensão multifatorial da questão saúde mental e trabalho que envolve, entre outras variáveis, a boa integração do indivíduo com a cultura organizacional por meio da comunicação organizacional. Objetivou-se, nesse relato de experiência, analisar o alcance de uma ação de comunicação organizacional por meio do endomarketing, fundamentada na Psicologia Cognitiva-Comportamental e voltada a geração de mudanças culturais, promoção da civilidade no ambiente de trabalho, melhor autogerenciamento do estresse e, consequentemente, promoção da saúde mental. É relatada a experiência de uma intervenção realizada em um hotel no interior de São Paulo. A intervenção compreendeu três etapas subsequentes: 1) teste para diagnóstico organizacional por meio de instrumentos quantitativos (IBACO – Inventário Brasileiro de Cultura Organizacional, IPEEB – Inventário de Percepção de Estresse e Estressores de Benzoni, ECT – Escala de Civilidade no Trabalho e ESIT – Escala Simples de Incivilidade no Trabalho); 2) intervenção por meio de uma campanha de endomarketing e 3) reteste para identificação do alcance da intervenção, com os mesmos instrumentos utilizados na fase de teste. A campanha de endomarketing balizou-se nos resultados destacados no diagnóstico e foi realizada por meio de quatro cartazes A4 e quatro disparos de e-mails marketing, para os trabalhadores. Para verificar o alcance, foram analisados os dados de 21 funcionários que responderam os instrumentos na fase de diagnóstico, com 10 que responderam os mesmos instrumentos na fase de reteste. Referente à cultura organizacional, os resultados comparativos das fases de teste e reteste mostraram que os percentuais de percepção de valorização do Profissionalismo cooperativo, Satisfação e bem-estar dos empregados, Recompensa e treinamento e Promoção do relacionamento interpessoal apresentaram percentuais maiores de valorização após a ação de endomarketing; quanto à percepção de estresse e estressores, não houve diferenças significativas nos fatores avaliados, entre o teste e o reteste, porém, observou-se que todos os fatores avaliados se mostraram com um percentual inferior de pesquisados com percepção de estresse acima da média populacional, bem como um percentual maior de pesquisados dentro da média no reteste. Especial atenção dá-se aos itens do IPEEB que se mostraram com queda significativa (p ≤ 0,05) do teste para o reteste, sendo esses: Observo um desânimo geral nas pessoas onde trabalho (Teste = 1,48 e Reteste = 0,50), Fico remoendo os problemas o tempo todo (Teste = 1,52 e Reteste = 0,90) e Minha vida pessoal está muito desorganizada (Teste = 1,33 e Reteste = 0,40). A avaliação de incivilidade no trabalho, medida pela ESIT, apresentou redução em todos os itens, porém, sem apresentar diferenças significativas. Os resultados apontaram para um alcance positivo da ação de endomarketing realizada, proporcionando diretrizes importantes para futuras ações do gênero.
Resumo (EN)
The individual-work relationship, especially in relation to organizational culture, has been a source of great concern. From these considerations, it was understood that it was necessary to have a multifactorial understanding of the issue of mental health and work, which involves, among other variables, the good integration of the individual with the organizational culture through organizational communication. The aim of this experience report was to analyze the scope of an organizational communication action through Endomarketing, based on cognitive-behavioral psychology and aimed at generating cultural change, promoting civility in the workplace, better self-management of stress and, consequently, promoting mental health. This experience report outlines an intervention conducted in a hotel located in the countryside of São Paulo, Brazil. The intervention comprised three phases: 1) a test for organizational diagnosis using quantitative instruments (IBACO - Brazilian Inventory of Organizational Culture, IPEEB - Benzoni Inventory of Perception of Stress and Stressors, WCS - Workplace Civility Scale and SIS - Straightforward Incivility Scale); 2) an intervention using an endomarketing campaign and 3) a retest to identify the scope of the intervention, using the same instruments used in the test phase. The endomarketing campaign was tailored to address themes identified through the initial assessment, where results fell at or below the group averages. It involved distributing four A4 posters and sending four email marketing blasts to employees. To assess the intervention's effectiveness, data from 21 employees who answered the questionnaires in the diagnostic phase and 10 who answered the same questionnaires in the retest phase were analyzed. Regarding organizational culture, the comparative results of the test and retest phases indicated that the percentages of perceived appreciation of Cooperative professionalism, Employee satisfaction and well-being, Reward and training and Promotion of interpersonal relationships showed higher percentages of appreciation after the endomarketing action; Regarding the perception of stress and stressors, no significant differences were observed in the factors assessed between the initial assessment (test) and the follow-up assessment (retest). However, it is noteworthy that all evaluated factors demonstrated a decrease in the percentage of respondents reporting stress levels above the population average, coupled with an increase in the percentage of respondents reporting stress levels within the average range during the retest. Special attention should be directed to specific items within the IPEEB scale, which exhibited a notable and statistically significant decrease (p ≤ 0,05) from the test to the retest: "I notice a general discouragement in the people where I work" (Test = 1.48, Retest = 0.50); "I dwell on problems all the time" (Test = 1.52, Retest = 0.90); "My personal life is very disorganized" (Test = 1.33, Retest = 0.40). Furthermore, the evaluation of workplace incivility, as measured by the SIS scale, demonstrated a reduction across all items, although these changes did not reach statistical significance. These findings suggest that the endomarketing intervention had a positive impact, providing valuable insights for future initiatives of a similar nature.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Estresse; Comunicação Organizacional; Saúde Mental; Endomarketing
Publicado em
ALVES, C. S.; BENZONI, P. E. (Orientador). Ação de comunicação organizacional para promoção da saúde mental estruturada por meio de uma campanha de endomarketing. 2023. Dissertação (Mestrado em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, Ribeirão preto, 2023.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto