Formación continua de profesionales de un servicio institucional de atención a niños y adolescentes
Documento
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1_PB_AJ_FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DE UM SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 14-06-2024Baixar
Informações
Título
Formación continua de profesionales de un servicio institucional de atención a niños y adolescentes
Autor(es)
Ana Carolina Ferreira Castanho | Caroline Francisca Eltink | Selma Aparecida Geraldo Benzoni
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
REVISTA DE FILOSOFIA Y CÎENCIAS - PROMETEICA
Resumo
Este trabalho faz parte de um projeto amplo de pesquisa, formação continuada e aplicação de novas tecnologias por meio da parceria entre a Secretaria da Assistência Social de um município do interior do estado de São Paulo com o Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental. Trata-se de um recorte da formação de profissionais do serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, que necessitam de proteção especial e integral, de alta complexidade. Os profissionais que atuam nessa instituição precisam de espaços para que possam pensar a prática e desenvolver recursos com o propósito de minimizar o adoecimento laboral e aprimorar sua atuação. O objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a experiência das autoras referente a uma das capacitações de profissionais da referida instituição. Participaram de um encontro de 3 horas, 15 profissionais, por meio de dinâmica de aquecimento, seguida pela divisão em dois grupos para a elaboração de dramatização com o tema “como vocês se sentiram quando chegaram pela primeira vez para trabalhar na instituição” e, após, roda de conversa com todos os profissionais. Como resultado, eles relataram a importância do espaço de compartilhamento de experiências, bem como a possibilidade de conhecer a prática dos demais e refletir sobre a sua atuação profissional. Nessa experiência, as autoras puderam pensar sobre a importância de momentos de compartilhamento como recurso de elaboração de sentimentos emergentes no cotidiano laboral e, a partir disso, na construção conjunta de novas possibilidades de atuação. Conclui-se que essa experiência possibilitou o início da elaboração de um trabalho integrado, com melhor qualidade na prestação de serviços, aspectos essenciais para o desenvolvimento de um trabalho com responsabilidade social.
Palavras-chave
capacitação profissional | trabalhadores sociais | vulnerabilidade social | saúde mental
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Apoio Vice-Reitoria de Pós-Graduacao e Pesquisa da Universidade Paulista- UNIP