FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DE UM SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Documento
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Informações
Título
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DE UM SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Título (EN)
Formação continuada em serviço de acolhimento
Autor(es)
Ana Carolina Ferreira Castanho | Caroline Francisca Eltink | Selma Aparecida Geraldo Benzoni e Ana Julia Murari de Amorin
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
PROMETEICA - Revista de Filosofia y Ciencias – ISSN: 1852-9488
Resumo (EN)
This work is part of a broad project of research, continued training and application of new technologies through a partnership between the Social Assistance Secretariat of a city in the interior of the state of São Paulo and the Professional Master's Degree in Institutional Practices in Mental Health. This is an outline of the training of professionals in the institutional care service for children and teenagers in situations of vulnerability and risk, who require special and comprehensive protection, of high complexity. Professionals who work in this institution need spaces so that they can think about practice and develop resources with the purpose of minimizing illness at work and improving their performance. The objective of this experience report is to reflect on the authors' experience regarding one of the training courses for professionals at that institution. Fifteen professionals participated in a 3-hour meeting, through warm-up dynamics, followed by division into two groups to prepare a drama with the theme “how did you feel when you first arrived to work at the institution” and, after, a discussion with all the professionals. As a result, they reported the importance of the space for sharing experiences, as well as the possibility of learning about the practices of others and reflecting on their professional performance. In this experience, the authors were able to think about the importance of moments of sharing as a resource for elaborating emerging feelings in daily work and, from this, in the joint construction of new possibilities for action. It is concluded that this experience made it possible to begin the development of integrated work, with better quality in the provision of services, essential aspects for the development of work with social responsibility.
Resumo
Este trabalho faz parte de um projeto amplo de pesquisa, formação continuada e aplicação de novas tecnologias por meio da parceria entre a Secretaria da Assistência Social de um município do interior do estado de São Paulo com o Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental. Trata-se de um recorte da formação de profissionais do serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, que necessitam de proteção especial e integral, de alta complexidade. Os profissionais que atuam nessa instituição precisam de espaços para que possam pensar a prática e desenvolver recursos com o propósito de minimizar o adoecimento laboral e aprimorar sua atuação. O objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a experiência das autoras referente a uma das capacitações de profissionais da referida instituição. Participaram de um encontro de 3 horas, 15 profissionais, por meio de dinâmica de aquecimento, seguida pela divisão em dois grupos para a elaboração de dramatização com o tema “como vocês se sentiram quando chegaram pela primeira vez para trabalhar na instituição” e, após, roda de conversa com todos os profissionais. Como resultado, eles relataram a importância do espaço de compartilhamento de experiências, bem como a possibilidade de conhecer a prática dos demais e refletir sobre a sua atuação profissional. Nessa experiência, as autoras puderam pensar sobre a importância de momentos de compartilhamento como recurso de elaboração de sentimentos emergentes no cotidiano laboral e, a partir disso, na construção conjunta de novas possibilidades de atuação. Conclui-se que essa experiência possibilitou o início da elaboração de um trabalho integrado, com melhor qualidade na prestação de serviços, aspectos essenciais para o desenvolvimento de um trabalho com responsabilidade social.
Palavras-chave
Capacitação profissional | Trabalhadores sociais | Vulnerabilidade social | Saúde mental
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista - UNIP