Associações entre depressão materna e o desenvolvimento neurocomportamental das crianças
Documento
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PB_AP_ASSOCIAÇÕES ENTRE DEPRESSÃO MATERNA E O DESENVOLVIMENTO NEUROCOMPORTAMENTAL DAS CRIANÇASBaixar
Informações
Título
Associações entre depressão materna e o desenvolvimento neurocomportamental das crianças
Título (EN)
Associations between maternal depression and the neurobehavioral development of children
Autor(es)
Ana Paula Parada | Marcos Gonçalves de Rezende | Juliana Arantes Figueiredo de Paula Eduardo | Heloisa Bettiol | Ricardo Cavalli | Viviane Cunha Cardoso | Cristina Marta Del Ben
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
PARADA, A. P.; DE REZENDE, M. G.; FIGUEIREDO, J.A.P.E.; DE FIGUEIREDO, F. P.; BETTIOL, H.; CAVALLI, R.; CARDOSO, V. C.; DEL BEN, C. M. Asociaciones entre la depresión materna y el desarrollo neuroconductual de los niños. REVISTA DE FILOSOFIA Y CÎENCIAS - PROMETEICA, v. 30, p. 236-251, 2024.
Resumo (EN)
We investigated the influence of maternal depression (MD) on the communication and motor dimensions of child neurodevelopment, by a longitudinal and descriptive study. We assessed 1,555 mother-baby dyads from two Brazilian cities with discrepant sociodemographic characteristics: Ribeirão Preto (RP) (N=663) and São Luís (SL) (N=892). MD during pregnancy and at the second year of child´s life was assessed, respectively, through the Center for Epidemiologic Studies Depression Scale-CES-D (≥24) and the Edinburg Postnatal Depression Scale-EPDS (≥12). Child development was assessed through the screening test from the Bayley Scale (BSID-III), when children were 12-24 months old. There was association between MD at the second year of child´s life and impairment on the Receptive Communication dimension of language development, especially when analysis included depression during pregnancy and sociodemographic variables. Such association was found only in the city with worse sociodemographic indicators. Our findings supported the influence of MD in the second year of child´s life on child neurodevelopment, specifically on the Receptive Communication dimension of language development in SL. Moreover, findings suggested a possible role of environmental and socioeconomic variables in such association, drawing attention to prenatal care monitoring and intervention programs for mothers living in unfavorable socioeconomic contexts.
Resumo
Investigamos a influência da depressão materna (DM) nas dimensões comunicativas e motoras do neurodesenvolvimento infantil, por meio de um estudo longitudinal e descritivo. Foram avaliadas 1.555 díades mãe-bebê de duas cidades brasileiras com características sociodemográficas discrepantes: Ribeirão Preto (RP) (N=663) e São Luís (SL) (N=892). A DM durante a gravidez e no segundo ano de vida da criança foi avaliada, respectivamente, através da Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos-CES-D (≥24) e da Escala de Depressão Pós-natal de Edinburg-EPDS (≥12). O desenvolvimento infantil foi avaliado por meio do teste de triagem da Escala Bayley (BSID-III), quando as crianças tinham entre 12 e 24 meses de idade. Houve associação entre DM no segundo ano de vida da criança e comprometimento na dimensão Comunicação Receptiva do desenvolvimento da linguagem, principalmente quando a análise incluiu depressão durante a gravidez e variáveis sociodemográficas. Tal associação foi encontrada apenas no município com piores indicadores sociodemográficos. Nossos achados corroboraram a influência da DM no segundo ano de vida da criança no neurodesenvolvimento infantil, especificamente na dimensão Comunicação Receptiva do Desenvolvimento da Linguagem em SL. Além disso, os resultados sugeriram um possível papel das variáveis ambientais e socioeconômicas nessa associação, chamando a atenção para o monitoramento do pré-natal e programas de intervenção para mães que vivem em contextos socioeconômicos desfavoráveis.
Palavras-chave
Depressão materna | Neurodesenvolvimento infantil | Avaliação
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Não houve