A voz do autismo: a linguagem da dor
Documento
Informações
Título
A voz do autismo: a linguagem da dor
Título (EN)
THE VOICE OF AUTISM: THE LANGUAGE OF PAIN
Autor(es)
Aline Kowara e Isabel Cristina Carniel
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Taxonomia
Publicado em
KOWARA, Aline; CARNIEL, Isabel Cristina. A voz do autismo: a linguagem da dor. Vínculo, São Paulo , v. 18, n. 1, p. 120-127, abr. 2021 .
Resumo (EN)
Therapeutic Accompaniment began in Latin America, under the influence of Pichon-Rivière’s social psychology and within the Psychiatric Reform, representing a clinical activity with the intention of resocialize people who could be linked or not to mental health services. The aim of this work is to report an internship experience in the area of Therapeutic Accompaniment with a young adult diagnosed with mild autism, who has high persecutor, compulsion for accumulation and exacerbated social isolation. Some of the interventions were carried out in the presence of the patient’s parents who, through their close bonds, could be identified as
participating in both, the illness process and the overcoming of the presented difficulties. Articulating the bonding theory proposed by Pichon-Rivière to the notion of being-with-other of existential phenomenology, the meetings intended to provide an attentive listening to the patient, an understanding of his psychic suffering as well as the limitations attached to it, and a welcome of his own way of being without judgments, but always trying to make him inquire his crystallizations and possibilities of overcoming them. At the end of the sessions, the patient presented a more organized and integrated thought, where the experience of anguish could be lived as an opening to new possibilities of being-in-the-world and being-with-others
Resumo
O Acompanhamento Terapêutico tem seu início na América Latina, sob a influência da psicologia social de Pichon-Rivière e no âmbito da Reforma Psiquiátrica, representando uma atividade clínica com vistas à ressocialização de pessoas ligadas ou não aos
serviços de saúde mental. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de estágio na área de Acompanhamento Terapêutico com um jovem adulto diagnosticado com autismo grau leve, que apresenta elevada persecutoriedade, compulsão por acumulação
e isolamento social exacerbado. Algumas das intervenções realizadas contaram com a presença dos pais do paciente que, através de seus vínculos estreitos, puderam ser identificados como participantes tanto do processo de adoecimento, quanto da superação
das dificuldades apresentadas. Articulando a teoria do vínculo, proposta por Pichon-Rivière à noção de ser-com o outro da fenomenologia existencial, os encontros procuraram propiciar ao paciente uma escuta atenta, uma compreensão de seu sofrimento psíquico e as limitações a ele atrelados e um acolhimento de seu modo de ser sem julgamentos, mas sempre buscando levá-lo a questionar suas cristalizações e possibilidades de superação. Ao final dos atendimentos, o paciente apresentou um pensamento mais organizado e integrado, onde a experiência da angústia pôde ser vivida como abertura para novas possibilidades de ser-nomundo-com-os-outros.
Palavras-chave
Acompanhamento Terapêutico; Vínculo; Autismo
Fonte/doi
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Universidade Paulista