Sexualidade e educação sexual como constructo do sujeito integral no programa de qualificação profissional “preparação para o mundo do trabalho – SENAC”
Informações
Título
Sexualidade e educação sexual como constructo do sujeito integral no programa de qualificação profissional “preparação para o mundo do trabalho - SENAC”
Autor(es)
Ricardo Felipe Teodoro Garcia e Selma Aparecida Geraldo Benzoni
Assunto
“Preparação para o mundo do trabalho”, programa do Senac, desenvolvido com adolescentes, trabalha a educação em sexualidade. Objetiva-se refletir sobre o conteúdo proposto sobre sexualidade e gênero. Foi utilizado o material disponibilizado pelo SENAC aos docentes e a experiência do autor como docente do programa.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Idioma
PT
Publicado em
“Preparação para o mundo do trabalho”, programa do Senac, desenvolvido com adolescentes, trabalha a educação em sexualidade. Objetiva-se refletir sobre o conteúdo proposto sobre sexualidade e gênero. Foi utilizado o material disponibilizado pelo SENAC aos docentes e a experiência do autor como docente do programa. Ao Analisar a proposta observa-se que a sexualidade se apresenta em dois momentos: uma aula que objetiva a informação sobre gravidez precoce, IST’s e métodos contraceptivos, voltado a questões físicas do corpo e seus cuidados; e discussão de gênero em diversidade no mundo do trabalho. A temática é desenvolvida através de metodologia ativa com o intuito de ser formativa. Foi observado que os adolescentes, em primeiro momento, se sentem envergonhados de discutir sobre sexualidade, mas ao realizar aulas dialogadas o docente propicia espaço para que os alunos possam compreender a importância em conhecer o próprio corpo e estratégia de proteção como a prótese (camisinha) tanto feminina como masculina, o que possibilita a vivencia da sexualidade de maneira mais autônoma. A discussão de gênero se inicia com esta aula e vai ser ampliada nas aulas sobre os direitos humanos e equidade no mundo do trabalho, o que é feita através de situações reais publicadas na mídia e que possam contribuir para uma visão crítica. Ao analisar a proposta e a forma como ela é desenvolvida observa-se o quanto a educação em sexualidade é importante na formação da pessoa autônomas e críticas.
Evento
III Congresso Internacional Multidisciplinar em Sexualidades (CIMSEX)
Data de Publicação
15/10/2023
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Tipo
resumo