A apresentação do mundo do trabalho aos discentes do programa “Preparação para o mundo do trabalho – SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) ”: um relato de experiência
Informações
Título
A apresentação do mundo do trabalho aos discentes do programa “Preparação para o mundo do trabalho – SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) ”: um relato de experiência
Autor(es)
Ricardo Felipe Teodoro Garcia e Selma Aparecida Geraldo Benzoni
Assunto
Como o programaçã de qualificação profissional pode contribuir para o desenvolvimento integral do adolescente.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Idioma
PT
Publicado em
A Instituição Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), ofereceu o programa “Preparação para o mundo do trabalho”, que teve como objetivo formar profissionais competentes para atuar e intervir no ambiente profissional. Esse relato teve a finalidade de refletir a proposta da unidade curricular 1 do programa, a qual versou sobre o mundo do trabalho em termos históricos, relações trabalhistas, emprego e profissão, bem como questões éticas, buscando provocar reflexões que atravessam o cotidiano do adolescente. Para tal reflexão foi utilizado o material disponibilizado pela Instituição ao facilitador, assim como a experiência vivida pelo autor neste papel, já que ministra o conteúdo proposto. Nesta unidade curricular discutiu-se: 1) sobre o trabalho formal, buscando relação ou não com o cotidiano dos adolescentes, já que poderia haver discentes que atuaram no trabalho infantil; 2) as dificuldades das instituições para a contratação de jovem aprendiz, em especial aqueles em vulnerabilidade social. A aula foi dividia em 4 momentos: apresentação da temática com solicitação para que os discentes verbalizassem o que conhecem sobre o assunto, apresentação de conceitos por slides pelo facilitador, apresentação de um vídeo do “Charlie Chaplin: tempos modernos” e discussão final associando todas as etapas anteriores. O docente pôde observar que ao longo da aula os adolescentes ampliaram sua compreensão sobre o mundo do trabalho, colocando-se como cidadão com direitos e deveres, percebendo-se como parte de um processo de construção do mundo. Observou-se uma maior autonomia e espaços de trocas saudáveis entre os pares de adolescentes, os adolescentes e seu facilitador, assim como com as suas famílias, relatados por elas em ocasiões posteriores. Portanto, o manejo de aula, nesta unidade, possibilitou novas experiências, além da ocupação de outros espaços sociais, de modo que o adolescente pôde ampliar suas oportunidades e possibilidades no mundo, garantindo inclusive saúde mental.
Palavras-chave: adolescência, trabalho, desenvolvimento, atividade formativa, experiência.
Evento
II Encontro Internacional em Prática Psicossoais em Saúde Mental
Data de Publicação
06/09/2023
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Tipo
resumo