A dúvida de Estela: uma história de solução de problemas interpessoais para crianças
Documento
Informações
Título
A dúvida de Estela: uma história de solução de problemas interpessoais para crianças
Autor(es)
Cristiano Sanches Alves | Josiane Andrade Yamane | Mariana de Fátima Camila Nascimento Ono | Marta Regina Gonçalves Correia Zanini
Orientador(es)
Marta Regina Gonçalves Correia Zanini
Resumo
Esta obra é parte da disciplina “Habilidades Sociais e Saúde Mental: evidências e
intervenções” do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da Universidade Paulista, campus de Ribeirão Preto, frequentada pelos autores que foram motivados a pensar sobre como as Habilidades Sociais podem contribuir com a saúde mental de crianças em idade escolar.
Inicialmente, considerou-se a premissa da Organização Mundial da Saúde – OMS (WHO, 1997) de que as habilidades sociais, denominadas como empatia, comunicação, lidar com emoções e estresse, solução de problemas e tomada de decisão, fazem parte de um conjunto de capacidade interpessoais, chamadas habilidade de vida, as quais permitem as pessoas a tomarem decisão, a resolverem problemas, bem como interagir com outras pessoas e a enfrentarem situações adversas, de modo mais saudável e produtivo, optou-se por criar uma material que contribuísse com a promoção da habilidade de solução de problema interpessoal de criança em idade escolar.
Na infância, as crianças apresentam problemas cotidianos simples, como escolher o
brinquedo que irá levar para brincar na casa da avó, ou mais complexos, como lidar com chacotas ou piadas feitas por colegas de sala. Sabe-se, através da literatura científica, que o modo como a criança enfrenta as demandas podem fazer com elas se sintam mais ou menos felizes e resolutivas, e que seu desempenho nas
interações sociais, seja com seus colegas ou com adultos está associado com suas habilidades sociais (Del Prette & Del Prette, 2017), ou seja, quanto mais elaborado o repertório social, maior as chances de a criança conseguir lidar com as demandas diárias de forma mais assertiva.
O livro é composto por uma história para colorir, onde a personagem principal Estela se encontra em uma situação problema, envolvendo seu amigo de infância, Artur, e os colegas da escola. Diante da problemática, Estela inicia sua reflexão apoiada nos ensinamentos da sua professora e suas experiências, avaliando as melhores condutas, levando a criança que acompanha a obra e pensar sobre qual seria a melhor decisão de forma interativa.
A história ilustra a aplicação da habilidade social de solução de problema
interpessoal como necessária para melhor adaptação de crianças ao ambiente escolar, o qual oferece demandas que podem ser estressantes (Correia-Zanini, Marturano & Fontaine, 2016).
A proposta sugere que a criança deve pensar para conseguir escolher a melhor solução para um problema, e deve avaliar as consequências desta sua escolha, tal como sugere o Programa Posso Pensar da autora Luciana Carla dos Santos Elias e Edna Maria Marturano (Elias, 2012; Elias & Marturano, 2004).
Mas para além de divertir as crianças e promover reflexão, a presente obra também se propõe a ser um instrumento auxiliar na promoção das habilidades sociais de solução de problema interpessoal de criança em idade escolar, o qual pode ser utilizado por pais, professores, psicólogos e demais profissionais da educação e da saúde.
Esperamos que as crianças e adultos aproveitem o conteúdo!
Palavras-chave
Habilidades sociais, Criança, Saúde Mental
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Projeto de Pesquisa
A saúde mental, o desenvolvimento e as competências sociais em contextos educacionais e em situações adversas
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Contato
marta.zanini@docente.unip.br