Impacto da obesidade na glândula tireoide de felinos – um estudo comparativo entre índices metabólicos, biomarcador inflamatório e ultrassonografia
Documento
Informações
Título
Impacto da obesidade na glândula tireoide de felinos – um estudo comparativo entre índices metabólicos, biomarcador inflamatório e ultrassonografia
Autor(es)
Raquel Saab Romano
Orientador(es)
José Guilherme Xavier
Data de Defesa
30/06/2024
Resumo
A obesidade é caracterizada pelo depósito excessivo de gordura no corpo no qual gera transtornos à saúde do indivíduo. É a afecção nutricional e metabólica mais frequente em cães e gatos e de incidência crescente nos últimos anos. Os principais fatores ambientais envolvidos com o desenvolvimento desta doença em felinos são: confinamento, sedentarismo e manejo alimentar hipercalórico. Estudos em obesidade tem ganhado grande ênfase nas pesquisas científicas em humanos e animais, e já se sabe que o tecido adiposo (TA) pode secretar adipocinas que participam em processos de regulação do balanço energético e modulam a sensibilidade à insulina, caracterizando quadros de resistência insulínica. Em pacientes humanos, a obesidade vem sendo associada com aumento de volume e padrão heterogêneo da glândula tireoide ao exame ultrassonográfico. O impacto da obesidade sobre a tireoide ainda não foi avaliado em medicina veterinária, sendo este o principal objetivo do presente estudo. Foram selecionados 21 felinos provenientes da rotina clínica de atendimento veterinário autônomo e dois grupos foram formados conforme o índice de massa corporal (IMC) de cada um, sendo: C = controle (IMC entre 15 e 30%) e O = obeso (IMC acima de 30%). Em todos os animais do estudo foram realizados avaliação física, exames laboratoriais e ultrassonografia da tireoide. Os resultados foram analisados em software estatístico com nível de significância α<0,05. O grupo obeso apresentou diferença estatística significante em relação ao grupo controle quanto aos valores elevados de glicose (p= 0,0332), insulina (p= 0,0195), triglicerídeos (p= 0,017) e haptoglobina (p= 0,0329), além de volume da tireoide aumentado (p= 0,0001). Podemos concluir que o grupo obeso apresentou aumento do volume tireoidiano ao exame ultrassonográfico, porém, distintamente do observado em humanos, em padrão homogêneo e sem nodulações, além da elevação de índices metabólicos relacionados à resistência insulínica, dislipidemia e inflamação.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
felinos, haptoglobina, obesidade, tireoide, ultrassom.
Publicado em
ROMANO, R. S.; XAVIER, J. G. (Orientadora). Impacto da obesidade na glândula tireoide de felinos – um estudo comparativo entre índices metabólicos, biomarcador inflamatório e ultrassonografia. 2024. Dissertação (Mestrado em Patologia Ambiental e Experimental) - Universidade Paulista, São Paulo, 2024.
Área de Concentração
Patologia Ambiental e Experimental
Linha de Pesquisa
Patologia Integrada e Translacional
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Biologia da diferenciação e transformação celulares: modulação por fatores endógenos e exógenos
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - PROSUP