Reabilitação orbitária com implantes craniofaciais: impacto da radioterapia
Anexos
Informações
Título
Reabilitação orbitária com implantes craniofaciais: impacto da radioterapia
Autor(es)
Reinaldo Oliveira Guedes Junior
Orientador(es)
Luciano Lauria Dib
Data de Defesa
08/02/2013
Resumo
Os defeitos orbitários podem ser causados por câncer, trauma, infecções ou doenças congênitas e o tratamento dos mesmos representa um problema que afeta a qualidade de vida dos pacientes. Próteses ancoradas em óculos ou fixadas com o auxílio de adesivos de pele, por exemplo, causam grande desconforto e pouca satisfação. A utilização de implantes extraorais criou novas possibilidades de ancoragem das próteses, tornando-as mais estáveis e confiáveis, aumentando o grau de satisfação dos pacientes. A reabilitação dos defeitos orbitários é um desafio aos profissionais, pois, comumente, envolve a perda do globo ocular, inviabilizando uma solução estética agradável mediante cirurgias corretivas.
Muitos defeitos orbitários são decorrentes de ressecções em virtude do câncer e apresentam o osso receptor irradiado, fator este que pode prejudicar e inviabilizar o sucesso da osseointegração em virtude das alterações que promove no leito ósseo. O trabalho apresenta a casuística de 45 casos de defeitos orbitários, tratados com 138 implantes osseointegrados para fixação de próteses orbitárias, realizados por uma mesma equipe entre 2003 e 2011. Os pacientes foram divididos em dois grupos, de acordo com a condição clínica (irradiados e não irradiados) a fim de demonstrar a interferência que a variável radiação era capaz de causar no sucesso da osseintegração, verificando-se ainda o sucesso da reabilitação.
A sobrevida global dos implantes fixados em osso não irradiado foi de 99,0%, com um implante perdido. Considerando os implantes fixados em leito irradiado, a taxa de sobrevida global foi de 90,5%, com perda de 4 implantes. Concluiu-se que a irradiação prévia à instalação de implantes osseointegrados na região orbital prejudica o sucesso da osseointegração como demonstrado pela diferença estatística significante.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Implantes craniofaciais, Radioterapia, Osseointegração
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Esquemas terapêuticos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto