Influência da membrana não absorvível parcialmente exposta para procedimentos do rebordo alveolar: Um estudo controlado randomizado.
Anexos
Informações
Título
Influência da membrana não absorvível parcialmente exposta para procedimentos do rebordo alveolar: Um estudo controlado randomizado.
Autor(es)
Edson Ken Matumoto
Orientador(es)
Mônica Grazieli Corrêa
Data de Defesa
09/12/2022
Resumo
Objetivo: Este estudo controlado randomizado avaliou o impacto da membrana não absorvível parcialmente exposta (dPTFE) em procedimentos de Preservação Rebordo Alveolar (ARP) por meio de vedação de alvéolo com base em uma avaliação de resultados clínicos, radiográficos, imunoenzimáticos, relacionados ao implante e centrados no paciente. Materiais e Métodos: Foram incluídos pacientes com dente uniradicular maxilar sem esperança e futura reabilitação com terapia de implantes. Os indivíduos foram randomizados para um dos dois grupos após a extração dentária: dPTFE (Grupo de teste, n = 22) - extração dentária seguida de ARP usando uma membrana dPTFE parcialmente exposta e não ARP (Grupo de controle, n = 22) - extração dentária e não terapia adicional com ARP. Análises clínicas e radiográficas foram realizadas no início e após 3 meses. Após 3 meses, os pacientes receberam um implante dentário. O quociente de estabilidade do implante foi medido após a colocação do implante. Marcadores relacionados ao osso de biópsias ósseas coletadas na colocação do implante foram analisados usando ensaio imunoenzimático. Resultados: Maior Largura da Mucosa Queratinizada (KMW) foi observada nos sítios dPTFE em comparação aos não-ARP (p<0,05). Menos perda óssea linear vertical e horizontal foi observada no grupo dPTFE (p0,05). Os resultados centrados no paciente mostraram redução da dor/desconforto, edema e interferência na vida diária a partir do 7º dia (p0,05), como também verificado em relação aos resultados estéticos após a provisionalização do implante (p> 0,05). Conclusão: Este estudo mostrou que a terapia ARP foi superior à cicatrização de alvéolos não assistida no ganho de KMW, atenuando a reabsorção óssea alveolar após a extração dentária sem aumentar a morbidade.
Tipo
Tese
Palavras-chave
): Implantes Dentários; Regeneração Óssea; Biomarcadores; Estudo Clínico; Radiografia, Perda Dentária; Perda Óssea Alveolar
Publicado em
MATUMOTO, E. K.; CORRÊA, M. G. (Orientadora). Influência da membrana não absorvível parcialmente exposta para procedimentos do rebordo alveolar: Um estudo controlado randomizado. 2022. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/205/95222/EDSON-KEN-MATUMOTO.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa
Área de Concentração
Clínica Odontológica
Linha de Pesquisa
Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Esquemas terapêuticos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CNPq
Direito de Acesso
Acesso Aberto