Estudo clínico randomizado comparando coroas metalocerâmicas de zircônia monolíticas: Follow up 36 meses
Documento
Informações
Título
Estudo clínico randomizado comparando coroas metalocerâmicas de zircônia monolíticas: Follow up 36 meses
Autor(es)
Alessandra Sayuri Tuzita
Orientador(es)
Alfredo Mikail Melo Mesquita
Data de Defesa
20/12/2024
Resumo
O objetivo do presente estudo é avaliar a taxa de sobrevivência, a estabilidade de cor e o desgaste de superfície de próteses fixas unitárias confeccionadas de metalocerâmica (MC) e de zircônia monolítica (MZ), no prazo de 36 meses. Foram selecionados 20 pacientes com necessidade de duas coroas totais unitárias em dentes posteriores. As coroas foram avaliadas quanto às variáveis: taxa de sobrevivência, estabilidade de cor por análise em espectrofotômetro de ΔE*, ΔL*, Δa*, Δb* (VITA EasyShade®); e desgaste da superfície das coroas e antagonistas, por meio da análise comparativa de STLs (Standard Triangle Language), obtidos por meio dos escaneamentos digitais intraorais (3Shape TRIOS®), mensurados no software digital 3D (Autodesk® MeshMixer), nos tempos 0 (baseline – momento da instalação), 6, 12, 24 e 36 meses. A normalidade dos erros foi analisada pelo box-plot, gráfico quantil-quantil e o teste de Shapiro-Wilks. Para a variável alteração de cor, foi realizada a análise de Post box de Bonferroni. Para a variável dependente desgaste de superfície aplicou-se o teste t-pareado. Utilizou-se o programa SAS adotando a<0,05. Ambos os grupos apresentaram sobrevivência de 100%. A análise de Post box de Bonferroni demonstrou que não houve diferença estatisticamente significativa na comparação dos tempos analisados. O grupo MC apresentou médias de ΔE*, ΔL*, Δa* e Δb* estatisticamente superiores quando comparados às médias do grupo MZ, independentemente do tempo. Quanto ao desgaste de superfície das coroas e dos dentes antagonistas, os resultados demonstraram não ter havido diferença significativa entre os grupos, em nenhum dos locais analisados. Conclui-se que, ao longo do tempo, não houve diferença entre os dois tipos de próteses nos quesitos sobrevivência, estabilidade de cor, e desgaste de superfície das coroas e dos antagonistas.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Prótese Dentária; Restaurações Metalocerâmicas; Zircônia Monolítica; Taxa de Sobrevivência; Estabilidade de Cor; Desgaste de Superfície.
Publicado em
TUZITA, A. S.; MESQUISTA, A. M. M. (Orientador) Estudo clínico randomizado comparando coroas metalocerâmicas de zircônia monolíticas: Follow up 36 meses. 2023. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Clínica Odontológica
Linha de Pesquisa
Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Pesquisa em biomateriais odontológicos
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.
Direito de Acesso
Acesso Aberto