Avaliação do perfil de expressão gênica de duas técnicas de remoção de enxerto subepitelial de tecido conjuntivo: Um estudo clínico-laboratorial piloto e de boca dividida.
Anexos
Informações
Título
Avaliação do perfil de expressão gênica de duas técnicas de remoção de enxerto subepitelial de tecido conjuntivo: Um estudo clínico-laboratorial piloto e de boca dividida.
Autor(es)
Samir Absy
Orientador(es)
Fabiano Ribeiro Cirano
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de expressão gênica do enxerto subepitelial de tecido conjuntivo (ESTC), obtido por diferentes técnicas: enxerto gengival deseptelizado (EGD) e lâmina dupla (LD). Para isto, 3 pacientes com indicação de tratamento de retrações gengivais ou com aumento de espessura de tecido mole ao redor de implantes foram selecionados. As porções mesiais e distais dos enxertos removidos por ambas as técnicas foram utilizadas para a avaliação da expressão gênica dos seguintes genes: enzima conversora de angiotensina (ACE), trombospondina-1 (THBS1), fibronectina-1 (FN1), fator de crescimento de fibroblasto2 (FGF2); angiopoietina-1 (ANGPT1), fator de crescimento endotelial vascular-A (VEGFA), fator de rede de comunicação celular-1 (CCN1), fator de rede de comunicação celular-2 (CCN2); queratina-1 (KRT1), queratina-2 (KRT2), periplaquina (PPL) e colágeno-18 (KNO/COL18A1). O gene FN1 foi mais expresso na LD, enquanto os genes ANGPT1, CCN1, CCN2 e KNO/COL18A1 tiveram maior expressão para EGD (p<0,05). Já para as regiões avaliadas, os genes THBS1 e KNO/COL18A1 foram mais expressos na porção distal dos tecidos, já o gene CCN1 foi mais expresso na porção mesial dos tecidos (p<0,05). Pode-se concluir que genes relacionados à angiogênese e à queratogênese foram mais expressos na EGD, enquanto os genes relacionados à fibrinogênese (coagulação) foram mais expressos na LD. Já para as regiões, os genes relacionados à angiogênese tiveram maior expressão na mesial, enquanto a região distal teve os genes mais expressos nos processos de fibrinogênese e queratogênese.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Enxerto subepitelial de tecido conjuntivo; Expressão gênica; Reparo tecidual.
Publicado em
ABSY, S.; CIRANO, F. R. (Orientador). Avaliação do perfil de expressão gênica de duas técnicas de remoção de enxerto subepitelial de tecido conjuntivo: Um estudo clínico-laboratorial piloto e de boca dividida. 2022. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/205/96249/SAMIR-ABSY.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa.
Área de Concentração
Clínica Odontológica
Linha de Pesquisa
Estudos dos mecanismos relacionados à ocorrência das condições do sistema estomatognático
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação – PROSUP/CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto