Avaliação de estratégias de ensino para treinamento da técnica de aplicação de toxina botulínica em simulador háptico
Documento
Informações
Título
Avaliação de estratégias de ensino para treinamento da técnica de aplicação de toxina botulínica em simulador háptico
Título (EN)
Evaluation of a teaching strategy for training in the botulinum toxin application technique using a haptic simulator
Autor(es)
Marina Ferreira Pires Sobral
Orientador(es)
Profa. Dra. Cristina Lúcia Feijó Ortolani
Data de Defesa
25/06/2025
Resumo (EN)
This study aimed to evaluate the acceptability and learning curve of Orofacial Harmonization (HOF) professionals in the use of a haptic simulator for botulinum toxin application training. The virtual simulator SimMics was used coupled to an ultra-realistic silicone physical model connected to a software that allowed the creation of training scenarios and definition of injection points. The applications were performed on the physical model, and after training, the participants answered an anonymous online questionnaire containing demographic data and evaluations about the simulator, such as user friendliness, realism, impact on safety, effectiveness for learning, usefulness of feedback, study mode and overall satisfaction. This project was submitted and approved by the Research Ethics Committee. This project was submitted and approved by the Research Ethics Committee.The sample consisted of 160 professionals, mostly female (90.4%), up to three years of graduation (44.3%) and less than one year of specific experience in OFH (62.8%). The results demonstrated high acceptance: 90% highlighted the user friendliness, 92% the correspondence with clinical reality and 96.2% considered the study mode useful. The perception of greater clinical safety was reported by 90.4% of the participants, 94.2% recognized the effectiveness of the simulator for training, and 98.1% would recommend it. All expressed interest in using the tool for other techniques. It was concluded that the haptic simulator is effective and well accepted in HOF training, promoting the development of technical skills and increasing clinical confidence before treating real patients.
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a aceitabilidade e a curva de aprendizado de profissionais da Harmonização Orofacial (HOF) no uso de um simulador háptico para o treinamento na aplicação de toxina botulínica. Utilizou-se o simulador virtual SimMics, acoplado a um modelo físico ultrarrealista de silicone conectado a um software que permitia criar cenários de treinamento e definir pontos de injeção. As aplicações foram realizadas no modelo físico, e após o treinamento, os participantes responderam a um questionário online anônimo contendo dados demográficos e avaliações sobre o simulador, como facilidade de uso, realismo, impacto na segurança, eficácia para o aprendizado, utilidade dos feedback, modo estudo e satisfação geral. Este projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A amostra foi composta por 160 profissionais, majoritariamente do sexo feminino (90,4%), com até três anos de graduação (44,3%) e menos de um ano de experiência específica em HOF (62,8%). Os resultados demonstraram alta aceitação: 92,9% destacaram a facilidade de uso, 94,2% a correspondência com a realidade clínica e 95,6% consideraram o modo estudo útil. A percepção de maior segurança clínica foi relatada por 92,8% dos participantes, 92,33% reconheceram a eficácia do simulador para o treinamento, e 98,6% o recomendariam. Todos manifestaram interesse em usar a ferramenta para outras técnicas. Conclui-se que o simulador háptico é eficaz e bem aceito no treinamento em HOF, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e aumentando a confiança clínica antes do atendimento a pacientes reais.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Toxinas Botulínicas Tipo A; Odontologia; Simulador
Publicado em
SOBRAL, M. F. P. Avaliação de estratégias de ensino para treinamento da técnica de aplicação de toxina botulínica em simulador háptico. 2025. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Paulista, São Paulo, 2025.
Área de Concentração
Clínica Odontológica
Linha de Pesquisa
Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Direito de Acesso
Acesso Aberto