Associação entre HPV 16 e 18 em pacientes HIV/AIDS – estudo de caso controle com diagnóstico em mucosa oral confirmado via biologia molecular (PCR)
Anexos
Informações
Título
Associação entre HPV 16 e 18 em pacientes HIV/AIDS – estudo de caso controle com diagnóstico em mucosa oral confirmado via biologia molecular (PCR)
Autor(es)
Rodolfo Georgevich Neto
Orientador(es)
Élcio Magdalena Giovani
Data de Defesa
28/02/2019
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar as relações entre as infecções do Papiloma Vírus Humano (HPV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Após o diagnóstico clínico de manifestações em mucosa oral passíveis de contaminação pelo HPV em pacientes HIV/AIDS (G I) e em pacientes não sabidamente HIV (G II), realizaram-se biópsias para os exames histológico e de biologia molecular (Reação em Cadeia da Polimerase – PCR), a fim de confirmar a presença do HPV e dos seus subtipos com potencial oncogênico (16 e 18). Foram atendidos 43 pacientes e coletadas 49 amostras de lesões. Quarenta e sete amostras apresentaram alterações histopatológicas compatíveis de presença de HPV no exame anatomopatológico. Vinte e sete amostras foram processadas na análise biomolecular (PCR). Sessenta e três por cento das lesões com DNA de HPV foram diagnosticadas em pacientes HIV/AIDS. Os resultados indicam uma associação positiva entre HPV e HIV (p= 0,025; teste qui-quadrado de Pearson), sendo a infecção por HPV um fator de risco para infecção pelo HIV (OR = 8,68). Entre as amostras nas quais o HPV foi confirmado, 82% apresentavam os subtipos 16 e 18. Desta forma, pode-se concluir que as infecções por HPV representam um risco de transformação maligna. Os pacientes com diagnóstico de contaminação por HPV devem ser monitorados para um possível diagnóstico precoce de alterações malignas das lesões e investigados quanto à presença de comorbidades imunossupressoras como o HIV. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Papilomavírus humano, HIV/AIDS, Manifestações orais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estudos aplicados a pacientes portadores de necessidades especiais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto