Análise das Alterações dos Sinais Vitais, das Catecolaminas Endógenas e do Cortisol em Pacientes Hipertensos Submetidos a Cirurgias de Implantes sob a Ação do Diazepam. Estudo Duplo-Cego.
Anexos
Informações
Título
Análise das Alterações dos Sinais Vitais, das Catecolaminas Endógenas e do Cortisol em Pacientes Hipertensos Submetidos a Cirurgias de Implantes sob a Ação do Diazepam. Estudo Duplo-Cego.
Autor(es)
Alexsandro da Silva Antão
Orientador(es)
Fátima Neves Faraco
Data de Defesa
29/02/2012
Resumo
A finalidade deste estudo foi avaliar os sinais vitais (pressão arterial sistólica, diastólica, média, frequência cardíaca, saturação de oxigênio) e níveis séricos de catecolaminas endógenas (epinefrina, norepinefrina e dopamina) e plasmáticos do cortisol durante a cirurgia para colocação de implantes em pacientes hipertensos controlados, sob ação do diazepam 10mg. Doze pacientes, de 40 a 65 anos, hipertensos controlados, foram submetidos aleatoriamente, em estudo duplo-cego, a duas cirurgias para colocação de implantes em maxila ou mandíbula, sob ação do diazepam e do placebo. Os sujeitos foram monitorados nos períodos pré, trans e pós-operatórios por meio de monitor automático não invasivo para pressão arterial e frequência cardíaca, de modo contínuo, a cada 2 minutos. Os níveis de catecolaminas endógenas e cortisol foram obtidos nos períodos F0, F1, F5 e F7. O experimento foi dividido em Grupo A (placebo) e Grupo B (com sedação oral – diazepam). A análise estatística foi debatida pelo teste t-Student, ao nível de significância de 0,05. A Frequência Cardíaca (FC) foi maior no grupo A (p=0.00067) do que no grupo B, não houve diferenças entre os grupos para a FC. A Pressão Arterial Sistólica (PAS) elevou-se, no grupo A, nas fases F3 (p=0.03), F4 (p=0.01), F5 (p=0.01), F6 (p=0.01), e não apresentou diferenças entre os grupos. A Pressão Arterial Diastólica (PAD), a Pressão Arterial Media (PAM), a Saturação de Oxigênio (SPO2), a norepinefrina, a dopamina e o cortisol não apresentaram diferenças entre as fases e entre os grupos. A epinefrina aumentou no grupo A, nas fases F5 (p=0,001) e F7 (p=0,047).
Conclusão: O uso do diazepam 10 mg, uma hora antes do procedimento, controlou os parâmetros cardiovasculares de pacientes hipertensos submetidos a cirurgias de implantes.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Catecolaminas Endógenas, Estresse, Alterações Cardiovasculares, Diazepam, Cortisol
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Esquemas terapêuticos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto