Validação da Escala de Hardiness (HS): confiabilidade e validade de construto
Documento
Anexos
Informações
Título
Validação da Escala de Hardiness (HS): confiabilidade e validade de construto
Title
Validation of the Hardiness Scale (HS): reliability and validity of construct
Autor(es)
Patrícia Maria Serrano | Estela Regina Ferraz Bianchi
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2013
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Estudos de validação; Adaptação psicológica; Enfermeiras
Resumo (EN)
Objective – To assess the construct validity and reliability of the Hardiness Scale. Methods – Data collection was conducted with the nurses in public health through the use of instruments of self-report. Results – In the studied population (N = 71) reliability estimated by Cronbach’s Alpha for the total scale was 0.73, for the areas ranged from 0.44 to 0.68. In the analysis of the construct validity were found significant positive correlations between score Hardiness scale and Inventory of Coping Strategies of Folkman and Lazarus, as well as significant negative with the Beck Depression Inventory. Conclusion – It can be concluded that the Hardiness Scale showed evidence of reliability and validity in this population.
Resumo
Objetivo – Verificar a validade de construto e a confiabilidade da Escala de Hardiness. Métodos – A coleta de dados foi realizada junto aos enfermeiros da rede pública de saúde por meio da aplicação de instrumentos de auto-relato. Resultados – Na população estudada (N=71) a confiabilidade estimada pelo Alfa de Cronbach para a composição total da escala foi de 0,73 e para os domínios variou entre 0,44 e 0,68. Na análise de validade de constructo foram encontradas correlações positivas significativas entre os escores da escala de Hardiness e do Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus, bem como correlações negativas significativas com o escore do Inventário de Depressão de Beck. Conclusões – Conclui-se que a escala de Hardiness mostrou evidências de confiabilidade e validade na população estudada.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto