Sustentabilidade e a conscientização de gestores em serviços de alimentação
Documento
Informações
Título
Sustentabilidade e a conscientização de gestores em serviços de alimentação
Title
Sustainability and manager awareness in food service operations
Autor(es)
Jessica Maria de Sousa Soares, Nicoli Santana Silva, Ana Paula Gonçalves Barbosa, Leticia Spricido Batista
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2024
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Curso
Nutrição
Palavras-chave
Gestão em saúde; Atenção à saúde; Serviços de alimentação; Indústria alimentícia; Perda e desperdício de alimentos; Sistemas de informação; Controle de qualidade; Desenvolvimento sustentável; Comunicação; Padronização
Resumo (EN)
Objective – The study aimed to assess managers’ knowledge about sustainability and waste issues within Food Services and their impacts. Methods – The research used a qualitative, exploratory and descriptive approach, with a cross-sectional design. Data were collected in August 2023 through an electronic questionnaire answered by 16 managers of food and nutrition units located in different states of Brazil. Results – Data analysis revealed the lack of uniform standards among restaurants in practices related to sustainability and waste, contrary to the expectation of homogeneous management. Conclusion – It is concluded that managers' lack of knowledge about the unit's operation, especially in relation to sustainability and waste reduction, can result in challenges and negative consequences for the business.
Resumo
Objetivo – Avaliar o conhecimento do gestor sobre questões de sustentabilidade e desperdício dentro dos Serviços de Alimentação e seus impactos. Métodos – A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com delineamento transversal. Os dados foram coletados em agosto de 2023 por meio de um questionário eletrônico respondido por 16 gestores de unidades de alimentação e nutrição localizadas em diferentes estados do Brasil. Resultados – A análise dos dados revelou a falta de padrões uniformes entre os restaurantes nas práticas relacionadas à sustentabilidade e ao desperdício, contrariando a expectativa de gestões homogêneas. Conclusões – Conclui-se que a falta de conhecimento dos gestores sobre a operação da unidade, especialmente em relação à sustentabilidade e à redução de desperdícios, pode resultar em desafios e consequências negativas para o negócio.
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto