Suporte básico de vida para os alunos do curso de graduação em enfermagem
Documento
Informações
Título
Suporte básico de vida para os alunos do curso de graduação em enfermagem
Title
Basic life support for students in undergraduate nursing
Autor(es)
Ana Paula Boaventura | Ana Maria Kazue Miyadahira | Amanda Hiroko Rodrigues Sugisawa |
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2010
Curso
Enfermagem
Palavras-chave
Ressuscitação cardiopulmonar; Desfibriladores; Estudantes de enfermagem
Resumo (EN)
Objective – In the training of nurses, observe that the theoretical and practical content related to cardiopulmonary arrest (CA) and maneuvers of cardiopulmonary resuscitation (CPR) are given, but it is not always possible to evaluate their effectiveness. The objective of this study was to determine the level of knowledge about the basic life support (BLS) with the use of AED by students of the third and fourth years of undergraduate nursing course in a private university located in the state of São Paulo (Brazil). Methods – The sample of the study was consisted of 27 students in the third year and 25 students in the fourth year, a total of 52. It was developed an instrument (test with 20 questions, multiple choice type test) and applied to all students after the project be approved by the Research Ethics Committee of the University (nº 33/08). Results – Participated the study 52 students, the average of hits obtained by the third year students was 4.62 points and the fourth year was 3.47 points. Conclusion –What could help improve the level of knowledge about the subject would be the implementation of other strategies for teaching such as classroom practice (demonstration after training) in an environment that would allow the simulation of treatment of a victim of cardiopulmonary arrest. Therefore, it is proposed to implement a program of training in CPR using the AED and teaching strategies that improve the acquisition of knowledge.
Resumo
Objetivo – Na formação do enfermeiro, o que se verifica é que os conteúdos teóricos e práticos relacionados a parada cardiorrespiratória (PCR) e as manobras de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP) com o uso do desfibrilador externo automático (DEA) são ministrados, porém nem sempre é possível avaliar a sua efetividade. O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de conhecimento sobre as manobras básicas de RCP, pelos alunos do terceiro e quarto ano do curso de graduação em enfermagem de uma universidade privada localizada no interior do Estado de São Paulo. Métodos – A população/amostra do estudo foi composta por 27 alunos regularmente matriculados no terceiro ano e 25 alunos regularmente matriculados no quarto ano, perfazendo um total de 52. Foi elaborado um instrumento (prova com 20 questões, tipo teste de múltipla escolha) e aplicado a todos os alunos, após o projeto ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (n°33/08). Resultados – Dos 52 alunos do estudo, a média de acertos obtidas pelos alunos do terceiro ano foi de 4,62 pontos e do quarto ano foi 3,47 pontos. Conclusão – O que poderia auxiliar na melhoria do nível de conhecimento acerca do assunto seria a implementação de outras estratégias de ensino, como por exemplo, aulas práticas (treinamento após demonstração) em um ambiente que permitisse a simulação de atendimento de uma vítima de PCR. Diante disso propõe-se a implementação de um programa de capacitação nas manobras de RCP, utilizando estratégias de ensino que melhorassem a aquisição desse conhecimento.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto