Suporte Básico de Vida: avaliação do conhecimento dos graduandos de enfermagem
Documento
Informações
Título
Suporte Básico de Vida: avaliação do conhecimento dos graduandos de enfermagem
Title
Basic Life Support: knowledge level of undergraduate nursing
Autor(es)
Saulo Santos Oliveira | Jaqueline de Oliveira Santos | Sandra Salloum Zeitoun
Edição
JANEIRO/MARÇO DE 2014
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Conhecimento; Enfermagem; Suporte Básico de Vida
Resumo (EN)
Objective – To assess the knowledge of nursing students on cardiopulmonary resuscitation in Basic Life Support and identify whether undergraduates have an interest in the subject. Methods– This is a field research, exploratory and quantitative approach. We used a questionnaire with structured questions in order to obtain information about the knowledge of cardiopulmonary resuscitation on them through the Basic Life Support. A convenience sample of the study consisted of 60 nursing students who are enrolled in the 7th and 8th semester of the morning and evening. Results – Only 55% of respondents are able to identify cardiac arrest and only 35% know what should be done after identifying this event. When it comes to conducting extracurricular courses related to cardiac arrest / cardiopulmonary resuscitation, the majority 66.6% don’t held a course for the subject and 68.3% sought better information in the literature on the subject. Conclusion – The nursing students have insufficient knowledge when it comes to basic life support, with respect to interest on the same theme was possible to conclude that they have some interest on the subject.
Resumo
Objetivo – Verificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar em Suporte Básico de Vida e identificar se os graduandos têm interesse pelo assunto. Métodos – Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 60 discentes do curso de enfermagem de uma universidade privada de São Paulo (SP). A coleta de dados foi realizada entre agosto e setembro de 2012, por meio de aplicação de um questionário estruturado, contendo questões sobre o conhecimento dos alunos sobre a ressuscitação cardiopulmonar no Suporte Básico de Vida. A amostra foi composta por 60 graduandos de enfermagem do último ano do curso, sendo obtida por conveniência. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva simples. Resultados – A maioria dos participantes (55%) tinha conhecimento para identificar uma parada cardiorrespiratória e 21,7% indicaram que a conduta correta após a detecção deste evento. A maioria dos participantes (66,7%) referiu que não realizou curso extracurricular sobre a parada cardiorrespiratória e a ressuscitação cardiopulmonar e 68,3% buscaram melhores informações sobre o tema na literatura. Conclusão – Os graduandos de enfermagem possuem conhecimento insuficiente sobre o Suporte Básico de Vida, no entanto, possuem interesse em aprender mais sobre o tema.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto