A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), em parceria com o UNICEF, lançou o Manual de Orientação para Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), voltado para a região amazônica. A publicação tem como objetivo fortalecer as ações de água, saneamento e higiene nas aldeias, oferecendo conteúdo técnico em linguagem acessível e com ilustrações didáticas.
O material, desenvolvido com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), busca capacitar os AISANs e aprimorar as práticas de saneamento nas comunidades, contribuindo para ambientes mais saudáveis e para a redução de doenças relacionadas ao saneamento inadequado.
O secretário de Saúde Indígena destacou que o lançamento do manual se soma ao desenvolvimento do Primeiro Programa Nacional de Saneamento Indígena (PNSI), que visa universalizar o acesso ao saneamento nos territórios indígenas.
Dividido em dois volumes (disponíveis no site do Ministério da Saúde), o material aborda desde o papel dos AISANs na promoção da saúde e boas práticas de higiene, até orientações técnicas sobre operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água.