Resíduos de serviços de saúde: percepções de docentes e discentes da área da saúde
Documento
Informações
Título
Resíduos de serviços de saúde: percepções de docentes e discentes da área da saúde
Title
Waste of health services: perceptions of teachers and students of health area
Autor(es)
Claudete Moreschi | Claudete Rempel | Dirce Stein Backes | Daiana Foggiato de Siqueira | Ioná Carreno | Deise Juliana Beckel Hendges
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO DE 2014
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Resíduos de serviços de saúde; Educação superior; Sensibilização pública
Resumo (EN)
Objective – To know the perception of teachers and health care students on Health Services Waste in two higher education institutions of Rio Grande do Sul - Brazil. Methods – Qualitative research with 31 participants (teachers and students), using the focus group technique and content analysis. Results – The results showed that this topic is little explored in undergraduate courses. They looked up several alternatives to promote this knowledge, such as start approach in childhood; contemplate the knowledge through discipline; training for practical activities; interdisciplinary approach; and generate the commitment of managers with waste generated in health services. Conclusions – Health professionals need to be sensitive about the importance of reflecting and implement the strategies outlined in this work, both in teaching and in practical care environment.
Resumo
Objetivo – Conhecer a percepção de docentes e discentes da área da saúde sobre os Resíduos de Serviços de Saúde em duas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul – Brasil. Métodos – Pesquisa qualitativa, realizada com 31 participantes (docentes e discentes), utilizando a técnica de grupo focal e com análise temática de conteúdo. Resultados– Evidenciou que este tema é pouco trabalhado nos cursos de graduação. Vislumbrou-se diversas alternativas para promover este conhecimento, como: iniciar a abordagem na infância; contemplar os saberes através de uma disciplina; capacitação para as atividades práticas; atuação interdisciplinar; e, gerar o comprometimento dos gestores com os resíduos produzidos nos serviços de saúde. Conclusões – Os profissionais de saúde necessitam sensibilizar-se acerca da importância de refletir e colocar em prática as estratégias apontadas neste trabalho, tanto no campo do ensino quanto no ambiente de práticas de cuidado.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto