Qualidade no atendimento pelo enfermeiro no hospital-dia
Documento
Informações
Título
Qualidade no atendimento pelo enfermeiro no hospital-dia
Title
Quality in the attendance for the nurse in the day hospital
Autor(es)
Mariana Campagnoli Jorge | Talita Gonçalves Mônaco | Ana Márcia C. Mendes
Edição
JANEIRO/MARÇO DE 2008
Curso
Enfermagem
Palavras-chave
Hospitais-dia; Qualidade da assistência à saúde; Enfermagem
Resumo (EN)
Introduction – Given the advance of studies and theories approaching quality in the scope of health services, this subject has become focus of research in different levels of hospital assistance. This study aimed to identify the perception of the nurses who work at a day hospital about their performance in promoting the quality of attendance in this institution. Material and Methods – This is a qualitative study that followed the methodological proposed by the content analysis. The data had been colected through semi-structured interviews, with three nurses of a day hospital of plastic surgery. Results – The results demonstrate that the nurses act accordingly to the concept that they have for quality of attendance and based on what they believe that will meet the needs of their clients, always striving for professional excellence, as well as for the satisfaction of their internal and external customers, suggesting that the implantation of actions with this intention has caused good results in the quality of attendance. Conclusions – It was possible to identify that the nurse’s role in the quality of attendance in a day hospital requires unique cares, covering scientific knowledge and humanization.
Resumo
Introdução – Com o avanço dos estudos e teorias que abordam a qualidade no âmbito dos serviços de saúde, o tema vem se tornando foco de discussão nos diversos níveis de assistência ambulatorial e hospitalar. Este estudo teve por objetivo identificar a percepção do enfermeiro de um hospital-dia quanto à sua atuação na promoção da qualidade de atendimento. Material e Métodos – Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que seguiu os passos metodológicos da análise de conteúdo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, com três enfermeiras de um hospital-dia de cirurgia plástica. Resultados – Os resultados demonstram que as enfermeiras agem com base na definição que fazem de qualidade de atendimento e conforme aquilo que acreditam que sua clientela necessita, sempre visando o aprimoramento profissional e pessoal, bem como a satisfação de seus clientes internos e externos, sugerindo que a implantação de ações com esse propósito tem ocasionado bons resultados na qualidade de atendimento. Conclusões – Foi possível constatar que o papel do enfermeiro na qualidade de atendimento em um hospital-dia requer cuidados peculiares, abrangendo conhecimento científico e humanização.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto