Qualidade de vida em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica do tipo Derivação Biliopancreática com Preservação Gástrica (DBPPG)*
Documento
Informações
Título
Qualidade de vida em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica do tipo Derivação Biliopancreática com Preservação Gástrica (DBPPG)*
Title
Quality of life of people underwent the bariatric surgery of Videolaparoscopic Biliopancreatic Diversion with Gastric Preservation (GDBGP)
Autor(es)
Adriana Cecel Guedes | Aline Aparecida das Virgens | Carolina Esteves do Nascimento | Milene Pereira Bahia Vieira
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2009
Curso
Enfermagem
Palavras-chave
Pessoas com deficiência mental; Avaliação; Desempenho psicomotor; Atividade motora
Resumo (EN)
Introduction - This study examined the performance of individuals with mental disability resulting I evaluations pre and post intervention, on that was used sequential practice. Medial and Methods - The instrument used was The task lateral transfer, part of the battery of tests KTK4., which evaluates the motor .ordination in children and adolescents. The sample consisted of nine subjects of both sexes, aged between 6 and 11 years, of APAE from Rolandia/PR. The test "E Student, showed stalls-ti.11y significant differences in level of p <0.05, presenting the subjects a good level of performance. Results- The average results of the pre-test were of 16.4. In the post-test of this task, the group achieved growth, reaching an average of 23.2. Conclusions -These data may indicate that the reference toe programme of Oriented Physical Education caused in subjects of the study an improvement or progress in motor coordination, specifically do lateral transfer of subjects with mental disability.
Resumo
Resumo Introdução-Este estudo analisou o desempenho de indivíduos com deficiência mental resultante de avaliações pré e pós-intervenção, em que foi utilizada uma pratica sequencial. O instrumento de avaliação utilizado foi a tarefa transferência lateral, que faz parte da bateria de testes KTK4, que avalia a coordenação motora de crianças e adolescentes. Material e Métodos -A amostra foi constituída por nove sujeitos, de ambos os sexos, com idades entre 6 e 11 anos, da APAE de Rolãndia-PR. O teste “t” de Student, apontou diferenças estatisticamente significativas, em nível de p<0,05, apre-sentando os sujeitos, portanto, um bom nível de desempenho. Resultados-Os resultados médios do pré-teste foram de 16,4. No pós-teste desta tarefa, o grupo obteve crescimento, atingindo uma média de 23,2. Conclusões-Estes dados podem indicar um referencial de que um Programa de Educação Física Orientado provocou nos sujeitos do estudo uma melhora ou progresso na coordenação mo-tora, especificamente na transferência lateral, de sujeitos com deficiência mental.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto