Prevalência de lesões dentárias traumáticas em pré-escolares de escolas públicas e particulares
Documento
Informações
Título
Prevalência de lesões dentárias traumáticas em pré-escolares de escolas públicas e particulares
Title
Prevalence of traumatic dental injuries in preschool childres of private and public schools
Autor(es)
Monica Carneiro de Pádua | Fausto Medeiros Mendes | Monique Saveriano de Benedetto | Anna Carolina Volpi Mello-Moura | José Carlos Imparato | Gabriela Azevedo de Vasconcelos Cunha Bonini
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2010
Curso
Odontologia
Palavras-chave
Traumatismos dentários/epidemiology; Dente decíduo/lesões; Epidemiologia; Pré-escolar
Resumo (EN)
Objective – The aim of the study was to: I) evaluate the prevalence of traumatic dental injuries (TDIs) in pre-scholars; II) compare the prevalence of the TDIs in private and public schools; III) evaluate the need of treatment of the TDIs. Methods – This study was conducted with the use of a transversal epidemiological study in 411 preschool children. Results – TDIs were classified according to Ellis (1972), adding color alteration to this criterion. Data were submitted to Poisson regression analysis. TDIs prevalence was 14.8%. The superior central incisor was the most affected tooth, without any difference between left and right sides. Univariate analysis showed that girls presented less trauma than boys and the prevalence was lower in public schools (p < 0.037). The most common trauma in public schools were fractures of crowns involving only enamel while in private schools was alteration in the color of the crown and TDIs needed treatment. Conclusion – It was concluded that there was association among traumatic dental injuries and gender (boys had more trauma than girls), school (children from private school had more TDIs) and big need of treatment for the LDTs exists.
Resumo
Objetivo – Este estudo teve como finalidade: I) avaliar a prevalência das lesões dentárias traumáticas (LDTs) em pré-escolares; II) comparar a prevalência em escolas públicas e particulares; III) avaliar a necessidade de tratamento das LDTs. Métodos – Foi realizado um levantamento epidemiológico com 411 pré-escolares. As LDTs foram classificadas de acordo com Ellis (1972), adicionando-se a esse critério a alteração de cor. Os dados foram submetidos à análise de regressão de Poisson. Resultados– A prevalência das LDTs foi de 14,8%. O incisivo central superior foi o dente mais afetado sem diferença entre os lados. As meninas apresentaram menos trauma que os meninos (p<0,05) e a prevalência foi menor em escolas públicas (p<0,05). O trauma mais comum nas instituições públicas foi fratura de coroa envolvendo apenas esmalte, e nas privadas foi alteração de cor da coroa. Os resultados mostraram grande necessidade de tratamento, 41,4% para escolas públicas e 27,1% para particulares. Conclusão – Conclui-se que a prevalência das LDTs foi 14,8%, crianças de escolas particulares tiveram mais trauma e existe grande necessidade de tratamento, principalmente nas escolas públicas.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto