Perfil das publicações sobre alimentos e bebidas feitas por universitários em rede social
Documento
Informações
Título
Perfil das publicações sobre alimentos e bebidas feitas por universitários em rede social
Title
The profile of the publications about food and beverages shared by college students in social networks
Autor(es)
Clorine Borba Zanlourensi | Jordana Nayara Zandonai de Freitas | Angélica Rocha de Freitas Melhem | Catiuscie Cabreira da Silva | Cíntia Reis Ballard | Helena Dória Ribeiro de Andrade Previato | Thiécla Katiane Rosales Silva | Carla Evelyn Coimbra Nuñez
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2019
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Rede social; Alimentos; Nutrição; Etanol; Estudantes
Resumo (EN)
Objective – To evaluate the frequency of references in regarding to feeding, nutrition and alcoholic beverages published by undergraduate students from Midwest University, Guarapuava, Paraná State, Brazil in a social network. Methods – References (postings, shares, likes) available to the public, published in 631 profiles from 2013 to 2014 were evaluated. The sample was randomly selected from the listing of all the students enrolled in the first and last year of graduation. Results – From the analyzed profiles, 62.4% (n= 394) have referenced food and beverages, 38.4% (n=243) were related to food and nutrition (including non-alcoholic drinks), and 23.9% (n=151) were associated to drinks. No difference between the number of references to the theme of feeding and nutrition concerning the time of enrolment in the graduation (p=0.061) or gender (p=0.428). The references to alcoholic drinks also did not differ between the time (p=0.474) and gender (p=0.614). High frequency of references related to high-energy density foods and alcoholic drinks, which can favor practices and habits that contribute to weight gain, was observed. Conclusion – Therefore, by characterizing the subject of the students' publications regarding feeding, nutrition, and alcoholic beverages can serve as a tool to guide interventions aimed to encouraging suitable eating practices and to promoting health by social networks.
Resumo
Objetivo – Avaliar a frequência de referências à alimentação, nutrição e bebidas alcoólicas publicadas por universitários da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, Brasil em uma rede social. Métodos – Foram avaliadas as referências (postagens, compartilhamentos, curtidas) disponíveis ao público, publicadas no período de um ano (fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014) em 631 perfis. A amostra foi selecionada por sorteio aleatório a partir de uma listagem com todos os alunos matriculados no primeiro e último ano de graduação da Universidade. Resultados – Do total de perfis analisados, 62,4% (n=394) fizeram referências a alimentos e bebidas alcoólicas em seus perfis, sendo 38,4% (n=243) relacionadas à alimentação e nutrição (incluindo bebidas não alcoólicas) e 23,9% (n=151) sobre bebidas alcoólicas. Não houve diferença significativa entre as referências ao tema alimentação e nutrição em relação aos anos de graduação (p=0,061) e ao gênero (p=0,428). As referências às bebidas alcoólicas também não diferiram entre os anos de graduação (p=0,474) e os gêneros (p=0,614). Observou-se elevada frequência de referências a alimentos de elevada densidade calórica e bebidas alcoólicas, o que pode favorecer práticas e hábitos que contribuem para o ganho de peso. Conclusões – Portanto, caracterizar o perfil das publicações sobre alimentação, nutrição e bebidas alcoólicas em grupos de universitários pode servir como uma ferramenta para orientar intervenções que visem incentivar bons hábitos alimentares e favorecer a saúde por meio de redes sociais.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto