Resumo (PT)
Objetivo – Identificar a percepção dos professores, alunos e atores envolvidos com a com a aplicação do OSCE. Exame clínico estruturado por estações (OSCE) é uma prática dos últimos anos da graduação para avaliar as competências e habilidades clínicas desenvolvidas por estudantes ou residentes. Métodos – Estudo exploratório, quantitativo, transversal e de abordagem descritivo, desenvolvido com aplicação de questionário para docentes, discentes e atores envolvidos nas simulações do OSCE. Resultados – Dentre os resultados, destaca-se a prevalência de mulheres, idade média de 25 anos, 86,7% considerarem o OSCE relevante para prática médica, 66,7% considerando possível avaliar todas as formas de competência médica e 20% afirmando que avalia os pontos positivos quanto a prática clínica. Além disso, 20% considerando a quantidade de estações suficientes, 40% concordando que o OSCE é uma forma eficaz de treino para os estudantes. Conclusão – nota-se que os resultados mais prevalentes estão consoantes aos achados na literatura, o que implica na efetividade do exercício do OSCE com algumas ressalvas para ampliação das estações a serem incluídas para que assim haja melhorias no desenvolvimento da atividade.