OSCE na Medicina: percepção de estudantes, atores e professores de Instituição de Ensino Superior Rondoniense
Documento
Informações
Título
OSCE na Medicina: percepção de estudantes, atores e professores de Instituição de Ensino Superior Rondoniense
Title
OSCE in Medicine: perception of students, actors and teachers of Rondoniense Higher Education Institution
Autor(es)
Caio Perez Morais de Jesus | Gabriela Barretto dos Santos | Anitha De Cássia Ribeiro da Silva | Rita de Cássia Alves Ferreira Silva | Arlindo Gonzaga Branco Junior
Edição
ABRIL/JUNHO de 2021
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Curso
Medicina
Palavras-chave
Internato; Medicina; Avaliação educacional; Competência clínica
Resumo (EN)
Objective – to identify the perception of teachers, students and actors involved with the application of the OSCE. Clinical examination structured by stations (OSCE) is a practice included in the last years of graduation in order to assess the clinical competences and skills developed by students or residents. Methods – Exploratory, quantitative, transversal and descriptive study, developed with the application of a questionnaire for teachers, students and actors involved in the OSCE simulations. Results – Among the results, the prevalence of women stands out, mean age of 25 years, 86.7% consider the OSCE relevant to medical practice, 66.7% considering it possible to evaluate all forms of medical competence and 20% stating that it evaluates the positive points regarding clinical practice. In addition, 20% considering the number of stations sufficient, 40% agreeing that the OSCE is an effective form of training for students. Conclusion – it is noted that the most prevalent results are consistent with findings in the literature, which implies the effectiveness of the OSCE exercise with some caveats for expanding the seasons to be included so that there are improvements in the development of the activity.
Resumo
Objetivo – Identificar a percepção dos professores, alunos e atores envolvidos com a com a aplicação do OSCE. Exame clínico estruturado por estações (OSCE) é uma prática dos últimos anos da graduação para avaliar as competências e habilidades clínicas desenvolvidas por estudantes ou residentes. Métodos – Estudo exploratório, quantitativo, transversal e de abordagem descritivo, desenvolvido com aplicação de questionário para docentes, discentes e atores envolvidos nas simulações do OSCE. Resultados – Dentre os resultados, destaca-se a prevalência de mulheres, idade média de 25 anos, 86,7% considerarem o OSCE relevante para prática médica, 66,7% considerando possível avaliar todas as formas de competência médica e 20% afirmando que avalia os pontos positivos quanto a prática clínica. Além disso, 20% considerando a quantidade de estações suficientes, 40% concordando que o OSCE é uma forma eficaz de treino para os estudantes. Conclusão – nota-se que os resultados mais prevalentes estão consoantes aos achados na literatura, o que implica na efetividade do exercício do OSCE com algumas ressalvas para ampliação das estações a serem incluídas para que assim haja melhorias no desenvolvimento da atividade.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto