O papel das intervenções precoces no desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: um olhar através da Psicologia
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Informações
Título
O papel das intervenções precoces no desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: um olhar através da Psicologia
Title
The role of early interventions in the global development of children with Autism Spectrum Disorder: psychological perspectives
Autor(es)
Amanda Souza Pinheiro, Camila da Silva Flores, Gustavo Bento de Carvalho, Yasmin Martim Albert, Keila Rebello
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO 2024
Tipo de Artigo
CASE REPORTS / RELATO DE CASO
Palavras-chave
Transtorno do espectro autista; Transtornos globais do desenvolvimento infantil; Educação; Desenvolvimento infantil; Relação mãe-filho; Saúde mental; Inclusão escolar; Deficiência intelectual; Psicologia; Psicologia social; Adolescente; Estudantes; Universidades.
Resumo (EN)
In the course of time it is possible to observe growth in the quantity of diagnosis of Autism in Brazil. Due to this increase, in-depth studies on the subject have become more and more necessary and relevant. This research aims to understand and comprehend the way that early psychological interventions may contribute to the treatment of children with ASD as well as their part in the global development of the children. This is a bibliographic argumentative research based on books and scientific articles, in order to promote a problematization of the psychological intervention and which incites in how professionals could help more in a dynamic and easy way for these children. The result of the research shows that early psychological intervention is beneficial for the treatment of children with ASD, presenting remarkable advantages to their global development, thus bringing autonomy and better quality of life to these children and their families.
Resumo
No decorrer do tempo é possível observar o aumento quantitativo em diagnósticos de Autismo no Brasil. Portanto, os aprofundamentos sobre essa temática tornaram-se cada vez mais necessários. A presente pesquisa busca elucidar como as intervenções psicológicas precoces podem contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e no progresso de seu desenvolvimento global. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter argumentativo, com objetivo de contribuir com a problematização das intervenções terapêuticas precoces realizadas nesse cenário, propiciando refletir sobre como os profissionais de psicologia podem melhor intervir clinicamente, atuando de forma facilitadora e dinâmica para os jovens com TEA. O resultado apresentado aponta que as intervenções precoces são eficazes no manejo clínico, trazendo vantagens significativas para seu desenvolvimento global, de modo a possibilitar melhor qualidade de vida e autonomia para as crianças no espectro e seus cuidadores.
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto