O fisioterapeuta no tratamento de déficit motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
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Informações
Título
O fisioterapeuta no tratamento de déficit motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Title
The physical therapist in the treatment of motor deficit in children with Autism Spectrum Disorder (ASD)
Autor(es)
Jessica Rayanne da Silva Nascimento Cunha, Larissa Wanzeler Ibiapina, Rodrigo Moreira Canto
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO 2022
Tipo de Artigo
REVIEW ARTICLES / ARTIGOS DE REVISÃO
Curso
Fisioterapia
Palavras-chave
Fisioterapia; Neuropatia motora; Pediatria; Transtorno do espectro autista
Resumo (EN)
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurobiological and genetic disorder, defined by difficulties in social interaction and development, which manifests itself at several levels, known as the autism spectrum. The present study seeks to survey scientific evidence that de-monstrate how physical therapy can contribute to the motor development of children with ASD in the field of pediatric neurology. A bi-bliographic survey was carried out in a database of Literature in Health Sciences (LILACS), Pubmed and PEDro. The selection of studies was carried out by reading the titles for analysis, with publications from 2014 to 2022. Initially, 90 articles were found, which after analysis and prior reading taking into account the inclusion criteria of the research, 8 articles were eligible for the study. Interventions must be aligned with the needs of individuals on the autistic spectrum, understanding the degree presented and how to work with the proposed interventions is essential, always respecting the individualities of each patient, and for the treatment to become even more in-teresting for the patient. children the activities can be carried out in a playful way. The literature review showed the importance of the physical therapist in the care of children with ASD, which is essential in the development of motor coordination, balance and motor deficit that the child presents, bringing positive effects in the treatment and the need for future studies on the subject.
Resumo
O Transtorno Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurobiológico e de fator genético, definido por dificuldades interação social e de-senvolvimento, que apresenta por meio de diversas manifestações, conhecidos como espectro autista. O presente estudo busca fazer o levantamento de evidências científicas que demonstrem como a fisioterapia pode contribuir para o desenvolvimento motor de crianças com TEA no campo da neuropediatria. Foi realizado um levantamento bibliográfico em base de dados da Literatura em Ciências da Saúde (LILACS), Pubmed e PEDro. A seleção dos estudos foi realizada por meio da leitura dos títulos para análise, com publicações de 2014 a 2022. Inicialmente foram encontrados 90 artigos, que após análise e leitura prévia levando em consideração os critérios de inclusão da pesquisa, 8 artigos foram elegíveis para o estudo. As intervenções, devem estar alinhadas com as necessidades dos indivíduos que apre-sentam a o espectro autista, compreender o grau apresentado e como trabalhar as intervenções propostas é essencial, respeitando sempre as individualidades de cada paciente, e para que o tratamento se torne ainda mais interessante para a criança as atividades possam ser realizadas de forma lúdica. A revisão bibliográfica mostrou a importância do fisioterapeuta na assistência de crianças com TEA, a qual é imprescindível no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e déficit motor que a criança apresente, trazendo efeitos positivos no tratamento e a necessidade de estudos futuros sobre o tema.
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto