O Brinquedo Terapêutico e o lúdico na visão da equipe de enfermagem
Documento
Informações
Título
O Brinquedo Terapêutico e o lúdico na visão da equipe de enfermagem
Title
The Therapeutic Toy and playful in the vision of nursing team
Autor(es)
Luís Paulo Souza e Souza | Cássio Cardoso da Silva | Joélia Cristina Antunes de Brito | Ana Paula de Oliveira Santos | Adélia Dayane Guimarães Fonseca | Joanilva Ribeiro Lopes | Carla Silvana de Oliveira Silva |
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO DE 2012
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Criança hospitalizada; Enfermagem pediátrica; Jogos e brinquedos; Ludoterapia
Resumo (EN)
Objective – To identify the benefits of a Therapeutic Toy according to the nursing team's vision. Methods – Descriptive and qualitative study, which had as a pediatric unit of a universe hospital in Montes Claros, Minas Gerais - Brazil. The data were collected through interview semi structured with two nurses and three nursing techniques. Results – The speech transcriptions have resulted in six categories. It was noted that the Therapeutic Toy is still little used in that sector and searched unit plus the develops is the hospital school. All respondents reported that the use of Therapeutic Toy promotes increased bond and communication between the team and the child, making the hospital less traumatic, allowing her to verbalize all your fears and feelings. It was noted that the majority of those surveyed did not have contact with the practice of therapeutic toy during the period of vocational training and the knowledge of this was built, primarily, through readings of scientific articles after they are already acting in pediatrics. It was reported that lack of resources needed for carrying out the fun activities as well as trained professionals. Conclusion – It is concluded that Therapeutic Toy should be part of the routine of pediatrics, because it promotes more effective and high-quality treatment for children in hospital.
Resumo
Objetivo – Identificar os benefícios do Brinquedo Terapêutico de acordo com a visão da equipe de enfermagem. Métodos – Estudo qualitativo e descritivo, que teve como universo uma unidade pediátrica de um hospital de Montes Claros, Minas Gerais - Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com duas enfermeiras e três técnicas de enfermagem. Resultados – As transcrições das falas deram origem a seis categorias. Notou-se que o Brinquedo Terapêutico ainda é pouco utilizado na unidade pesquisada e o setor que mais o desenvolve é a escolinha do hospital. Todos os entrevistados relataram que o uso do Brinquedo Terapêutico promove aumento do vínculo e da comunicação entre a equipe e a criança, tornando a hospitalização menos traumatizante, permitindo que ela verbalize todos os seus medos e sentimentos. Notou-se que a maior parte dos pesquisados não teve contato com a prática do Brinquedo Terapêutico durante o período de formação profissional e que o conhecimento sobre esta foi construído, principalmente, por meio de leituras de artigos científicos após já estarem atuando na pediatria. Relatou-se que faltam recursos necessários para realização das atividades lúdicas, assim como profissionais capacitados. Conclusão – Conclui-se que o Brinquedo Terapêutico deve fazer parte da rotina da pediatria, pois promove tratamento mais eficaz e de qualidade para a criança hospitalizada.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto