Instrumento educativo sobre alimentação de lactentes – baseado nas necessidades de conhecimento das mães
Documento
Informações
Título
Instrumento educativo sobre alimentação de lactentes – baseado nas necessidades de conhecimento das mães
Title
Educational tool to infant´s food – based on mother´s needs and knowledge
Autor(es)
Denise Fernanda Valezin | Eliane Ballestero | Juliana Cardoso Aparecido | Juliana Fulan Ribeiro | Priscilla Cássia de Moura Marinho | Lidiana Flora Vidôto Costa
Edição
JANEIRO/MARÇO DE 2011
Curso
Ciências Biológicas
Palavras-chave
Cuidados de enfermagem; Aleitamento materno; Nutrição do lactente
Resumo (EN)
Introduction – Breastfeeding is an exclusive and essential practice to the growth and development of a child during the six first months of life. Because apropriate food offers in qualitative and quantitative ways all the required nutrients for a child. The objective was to do a survey of the mot-her’s knowledge needs regarding the their children’s food and develop an educational tool containing useful information which can be used by themselves. Material and Methods – Quantitative explorative survey performed in Campinas. The sample consisted of 50/100% mothers of children.
A questionnaire developed by the researchers and validated by five judges was used. The data
were analyzed by descriptive analysis and Pearson’s Chi-Squared tests. Results – The relevant data were: 35/70% remain all day long with the child; 45/90% received guidance about breastfeeding and 33/66% about food; 20/40% received doctor’s guidance, 14/28% received nurse’s guidance and 9/18% received doctor’s and nurse’s guidance. The children which had exclusive breast feeding are in general above 50 percent (50/50%) a fact that did not occurred for children which had another kind of breastfeeding. The majority of the mothers 24/48% considered correct to offer liquid, 21/42% considered correct to offer fruits and 1/2% considered correct to offer solid food before the 6th month. Conclusion – The dietary habits also depend on the knowledge that mothers have in relation to them. Therefore, the improvement of the health care team for better performance with clients and the construction of new tools for education on infant nutrition.
Resumo
Introdução – Amamentar é uma prática essencial e exclusiva para o crescimento e desenvolvimento da criança nos seis primeiros meses de vida. Uma nutrição adequada oferece de forma qualitativa e quantitativa todos os nutrientes necessários para a criança. O objetivo foi o de realizar o levantamento das necessidades de conhecimento das mães em relação à alimentação dos seus filhos; desenvolver um instrumento educativo que possa ser utilizadas pelas mesmas. Material e Mé-todos – Pesquisa quantitativa exploratória realizada em um município do interior do Estado de São Paulo, em 2008, composta por 50 mães de crianças entre 0 a 2 anos de idade. Utilizou-se um questionário elaborado pelos pesquisadores validado por cinco juízes. Resultados – Os dados relevantes foram: 35 (70%) permanecem o dia todo com a criança; 45 (90%) receberam orientações sobre aleitamento materno e 33 (66%) sobre alimentação adequada no primeiro ano de vida da criança; 20 (40%) foram orientadas pelos médicos, 14 (28%) pelos enfermeiros e 9 (18%) por médicos e enfermeiros. As crianças que receberam aleitamento exclusivo encontram-se acima do percentil 50 (50/50%) fato que não ocorreu para as crianças que receberam outro tipo de aleitamento. A maioria das mães 24 (8%) consideram correto oferecer liquido, 21 (42%) consideram correto oferecer frutas e 1 (2%) considera correto oferecer alimentos sólidos antes do sexto mês. Conclusão – Os hábitos alimentares são influenciados pelos conhecimentos das mães. Portanto, é necessário o aprimora-mento da equipe de saúde para melhor atuação com a clientela e a construção de novos instrumentos para que se invista em educação em nutrição infantil e possa obter resultados satisfatórios.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto